Ver todas

Back

Norbat: Explorar novos segmentos

A Norbat possui uma série de negócios, a maioria deles associados ao pós-venda automóvel, aos quais adicionou recentemente outros, que são complementares à atividade dos seus clientes.

TEXTO PAULO HOMEM

Fundada no virar deste século, a Norbat tem pautado a sua presença no mercado pela forma como projeta a sua atividade nos clientes, sobretudo no serviço que lhes presta e na proximidade que tem aos mesmos. A atividade principal da empresa é a distribuição de combustíveis a granel, baterias e lubrificantes. Na área dos lubrificantes, a Norbat é distribuidor Premium da Cepsa e da Repsol para uma enorme região a norte e centro de Portugal, fruto de um trabalho muito profissional e sustentado com estas marcas.

O Grupo Norbat, é composto por duas empresas Norbat e Norcomb, e para além das atividades anteriormente referidas, está ainda implantada no ramo dos postos de abastecimento de combustível no distrito do Porto e Braga, (atualmente conta com sete postos). A empresa tem vindo a apostar sempre na diversificação do seu negócio, não só numa perspetiva de complementaridade entre as suas diversas áreas de negócio, mas também poder crescer dentro de outras atividades que não são o seu core habitual. É assim que surge no ano de 2018 uma nova área de negócio, neste caso ao nível da higiene industrial, que passa pela comercialização de uma série de produtos, que passam pela higienização pessoal, de veículos e de instalações.

Coincidências do destino, a verdade é que a Norbat, através da NorComb, acaba por ser uma das empresas que melhor está preparada atualmente para responder às exigências atuais das empresas do setor automóvel em termos de produtos de higiene e lavagem, já que dispõe de uma gama muito diversificada de produtos.

“É extensa a oferta de produtos que disponibilizamos aos nossos clientes, que vão desde o simples lava mãos, passando por desengordurantes até aos produtos de lavagem auto”, refere Mafalda Trigo, gerente da Norbat, explicando que “comercializamos produtos de extrema eficácia, todos eles testados por nós, por exemplo, nas nossas estações de serviço. São também produtos que usamos na nossa operação e que dessa forma nos permite um maior conhecimento dos mesmos e uma outra confiança na sua comercialização para os clientes”. Tendo lançado este negócio há pouco mais de dois anos, a verdade é que ainda “atravessamos uma curva de experiência com estes produtos, mas já alargamos a sua aplicação a várias atividades para além do setor automóvel, como os restaurantes, a indústria em geral, lavandarias, e mais recentemente o grande desenvolvimento foi na área da saúde”, explica Nuno Trigo, gerente da Norbat.

LUBRIFICANTES
Trabalhando apenas com produtos certificados e que pertençam a companhias de renome, a Norbat tem a sua estratégia montada na representação da Repsol e da Cepsa, não tendo nos lubrificantes qualquer aposta em produtos de marca branca, como acontece, por exemplo, ao nível das baterias, onde a aposta é sobretudo na marca Norbat (embora as baterias tenham fabrico e garantia da Exide).

“Nos lubrificantes temos a possibilidade de trabalhar com produtos certificados e linhas mais económicas, como é o caso da marca Ertoil, que pretence à Cepsa”, afirma Nuno Trigo, dizendo que “se trata de uma marca que já existe há alguns anos, que já trabalhamos na área da indústria, mas que agora vamos intensificar no setor automóvel, destinando-se a combater os lubrificantes focados no preço, mas com um produto de mais qualidade”. O produto Ertoil tem na mesma as especificações dos fabricantes de automóveis, mas “não se destina a substituir o produto Cepsa, mas sim a completar a sua oferta, num segmento, mais focado no preço”.

Trabalhando com clientes diretos ao nível do automóvel (ligeiros e pesados), como também da indústria, a Norbat tem vindo também a dinamizar alguma revenda, até porque segundo Nuno Trigo “as companhias tendem a reduzir a distribuição, cada vez mais, deixando a alguns operadores, como é o nosso caso, essa tarefa. Isso acaba por ser bom, pois faz com que os preços fiquem mais estáveis”.

No entender do responsável da Norbat existe uma segurança maior por trabalhar marcas de relevo como a Cepsa e a Repsol  pois apesar “de o cliente querer sempre melhor preço, também quer sempre a melhor qualidade e, por isso, trabalhar estas marcas dá-nos mais segurança e gera muito mais confiança ao cliente, fornecendo-lhes todo o apoio técnico que for necessário. É por essa razão, que não queremos trabalhar marcas brancas nos lubrificantes”.

Gerindo toda a logística dos lubrificantes (quer por distribuição própria quer subcontratada), as atuais instalações da Norbat (onde se encontra acerca de cinco anos), permitiram uma outra capacidade de armazenamento de stock para esta área de negócio, mas também permitiram dinamizar os restantes negócios da empresa (como é o caso dos produtos de higiene).

Oferta diversificada em produtos de higiene
O Grupo Norbat, através da NorComb, disponibiliza para o mercado uma série de produtos delimpeza, lavagem, higienização e proteção, quer individual, quer de superfícies, muitos úteis para oficinas e não só. A gama de produtos inclui equipamentos de higiene (dispensadores álcool gel, dispensadores de papel, saboneteiras, etc), álcool gel e desinfetante hidra alcoólico, consumíveis e descartáveis segurança (luvas, máscaras cirúrgicas, máscaras reutilizáveis, sapatos protetores, aventais descartáveis, etc.), multiusos, higienizantes, desinfetantes clorados perfumados, limpa vidros, desengordurantes, gel mãos, gel sanitário, ambientadores, lixivias, abrilhantadores e protetores tabliers, abrilhantadores pneus e para jantes, massa para mãos, papel auto corte, papel industrial, rolo marquesa, consumíveis e descartáveis gerais (sacos do lixo, copos descartáveis, etc.).

Norbat
Maia
Mafalda Trigo / Nuno Trigo
229 064 814
geral@norbat.pt
www.norbat.pt

Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 57 de junho 2020. Consulte aqui a edição.

PALAVRAS-CHAVE