Ver todas

Back

Marelli e SMRP BV desenvolvem iluminação inteligente para carroçarias

30 Julho, 2021

A Marelli e a SMRP BV (Motherson Group) estão a dinamizar uma parceria tecnológica para a iluminação inteligente do exteriores dos veículos.

A Marelli Automotive Lighting, a divisão de iluminação da Marelli e a Samvardhana Motherson Automotive Systems Group (SMRP BV), um dos maiores fabricantes mundiais de componentes interiores e exteriores para a indústria automóvel, assinaram um memorando de entendimento para explorar uma nova parceria tecnológica dedicada à iluminação inteligente de partes exteriores da carroçaria. A intenção é concentrar-se em componentes tais como grelhas frontais e pára-choques, juntamente com outras partes do carro que possam ser iluminadas. Espera-se que estas componentes se tornem uma tendência crescente no futuro da mobilidade, com a adopção crescente de sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS) e de condução autónoma (AD) nos próximos anos.

Ao abrigo do acordo, a SMRP BV trará a sua forte especialização na produção de grandes peças de plástico automóvel através das suas filiais operacionais, enquanto que a Marelli Automotive Lighting trará para a colaboração o seu vasto know-how no campo da iluminação automóvel e da integração de sensores, respectivamente. A colaboração visará OEMs de todo o mundo e centrar-se-á na iluminação inteligente de grelhas frontais e pára-choques, bem como painéis traseiros, asas e painéis inferiores iluminados.

Para além dos sistemas de iluminação, espera-se que grelhas e pára-choques inteligentemente iluminados alberguem uma série de sensores diferentes para ADAS e funções de condução autónoma (tais como LiDAR, radar e câmaras) juntamente com funcionalidades de comunicação incluindo exibição ou projecção de mensagens, tornando-os também uma ferramenta de detecção e comunicação V2X (Vehicle-to-Everything). Em termos de estilo, as peças iluminadas têm também uma função decorativa, uma vez que podem integrar elementos de iluminação personalizados, que são cada vez mais utilizados para a marca do veículo.

Os dois parceiros esperam desenvolver a sua relação de longa data, que começou em 2008 através de uma empresa comum para o fabrico de iluminação automóvel e produtos relacionados, com quatro fábricas na Índia.

PALAVRAS-CHAVE