Ver todas

Back

Usados: SUV, carrinhas e citadinos foram os segmentos mais procurados em setembro

21 Outubro, 2021

O Standvirtual, portal líder em carros, acaba de divulgar o Panorama Mensal do Mercado Automóvel, baseado em dados disponíveis na plataforma sobre visualizações, oferta e procura, no qual analisa detalhadamente os principais indicadores de compra e venda do mercado automóvel no mês de setembro.

De acordo com o Standvirtual, em setembro de 2021, relativamente ao segmento mais procurado, destacam-se as carrinhas (19%), os SUV (18%) e os citadinos (16,5%). Os combustíveis com maior taxa de procura foram o Diesel e a Gasolina, registando respetivamente 67% e 27% da procura. A oferta de anúncios de carros a Diesel revelou-se ligeiramente abaixo da procura, tal como nos Elétricos, Híbrido Diesel e GPL.

Neste mês, no que respeita à oferta e procura de carros por intervalo de preços, pode-se verificar que o grupo dos 10.000€-25.000€ registou, pelo quarto mês consecutivo, a maior percentagem de oferta no site, continuando a representar mais de metade dos anúncios do Standvirtual. Por outro lado, apesar de ser o grupo com maior percentagem de visualizações (39%), as visualizações estão significativamente abaixo da oferta de anúncios.

O contrário acontece na maioria das restantes categorias de preços nas quais, à exceção da categoria dos 5.000€-10.000€, há claramente mais visualizações do que número de anúncios disponíveis.

Durante o mês de setembro, as marcas que registaram maior percentagem de procura foram a BMW e a Mercedes-Benz, alcançando respetivamente os 12,7% e 12,2% do total da procura.

Pode verificar-se que a quantidade de visualizações de anúncios destas marcas ficou acima da quantidade de anúncios oferecida, tendo-se registado ainda uma diferença significativa.

A falta de oferta de anúncios relativamente ao número de visualizações sente-se maioritariamente nos carros abaixo dos 5.000€, sobretudo o VW Golf e o Land Rover Freelander; e nos carros acima de 40.000€, sobretudo o Porsche 911 e o Tesla Modelo 3.

Relativamente ao número de visualizações de anúncios por ano de matrícula, destacam-se os carros matriculados entre 2015 e 2018 como os maios procurados. No entanto, o número de anúncios por ano de matrícula entre 2019 e 2020 aumentou.

PALAVRAS-CHAVE