Ver todas

Back

Zaphiro dá dicas para utilização eficiente do ar comprimido

16 Junho, 2022

A Zaphiro acaba de publicar um novo episódio do seu podcast, com o tema: “Como poupar através do ar comprimido na oficina”.

Este episódio explica o que é o ar comprimido, porque é necessário na oficina de repintura trabalhar com as diferentes ferramentas e a poupança de energia que a sua correcta utilização significa para as oficinas.

O novo episódio do podcast Zaphiro discute os benefícios da poupança de energia de uma boa utilização e desenho da rede de ar comprimido na oficina. A Zaphiro destaca a importância de termos claramente diferenciadores como fluxo e pressão, que são frequentemente confundidos entre os profissionais, e também discute a importância de identificar falhas que podem ser erroneamente atribuídas à utilização de ferramentas quando de facto a origem do problema está na linha de ar comprimido.

Também discutem neste episódio de “A zona de preparação”, as regras básicas que devem ser tidas em conta na concepção de uma rede de ar comprimido correcta. Por exemplo, discutem a importância dos diâmetros da mangueira e da tubagem, a forma como a rede deve ser fechada e a localização correcta do compressor na oficina. Outro tópico que também é dado grande importância neste podcast são as fugas na rede de ar comprimido, que podem levar a contas de electricidade mais altas e que muitas vezes passam despercebidas nas oficinas.

Finalmente, neste episódio recentemente publicado, falamos da qualidade do ar e de como considerar os diferentes contaminantes presentes neste ar, a fim de evitar numerosos fenómenos de deterioração devido à corrosão, uma vez identificados. Finalmente, são especificados os diferentes tratamentos de filtração que devem ser aplicados ao ar comprimido para evitar estes problemas.

Para além do Spotify, o podcast de formação Zaphiro também pode ser ouvido em plataformas como iVoox, Spreaker, Apple Podcast ou Google Podcast.

PALAVRAS-CHAVE