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Bosch reforça gama de peças para elétricos e híbridos

Com o crescimento das vendas de veículos elétricos e híbridos na Europa, começa a existir cada vez mais um parque circulante eletrificado, que exige novos tipos de peças, componentes e equipamentos. A Bosch tem investido cada vez mais na sua oferta nesta área.

A Bosch aposta há muitos anos na eletrificação e é líder em inovação na condução elétrica, investindo atualmente mais de 800 milhões de euros neste tipo de propulsão. Além disso, a sua divisão Bosch Automotive Aftermarket está preparada para dar suporte a este tipo de veículo com uma ampla gama de peças, diagnósticos, equipamentos de oficina e serviços.

Para a manutenção de veículos híbridos e elétricos, a Bosch oferece uma ampla gama de produtos essenciais para garantir o seu bom funcionamento e prolongar a sua vida útil.

Baterias Bosch, a solução de 12V para os carros elétricos

Embora os veículos elétricos sejam alimentados por uma bateria de alta tensão, ainda precisam da bateria tradicional de 12 volts, uma vez que esta desempenha um papel fundamental no funcionamento de quase todos os componentes elétricos e garante a disponibilidade de sistemas críticos de segurança.

No normal funcionamento, a bateria de 12 volts é carregada a partir da bateria de alta tensão (HV), e é necessária para estabilizar o sistema elétrico e facilitar a alimentação de componentes como atuadores de direção hidráulica, bomba de pressão para ESP, ventiladores de habitáculo e do motor, aquecimentos dos bancos e vidro traseiro aquecido, bem como para várias unidades de controlo eletrónico do veículo. Além disso, quando o veículo elétrico não está a funcionar ou a carregar, o sistema de alta tensão é desligado, mas ainda existem muitas funções que dependem de uma fonte de alimentação confiável, como sistemas de travagem central e fecho centralizado, sinalização e iluminação interna e externa ou a ativação de sistemas multimédia.

Para além de todas essas funções, a tarefa mais complexa de uma bateria de 12 volts ocorre quando algo está errado. De acordo com as normas ECE-R-100 e FMVSS-305, é obrigatório que qualquer tipo de bateria de alta tensão esteja isolada do restante da instalação elétrica em caso de falha no circuito de alta tensão ou em caso de acidente. Nestas situações, a única alimentação para todos os componentes seria a bateria de 12V, que deve permitir ao condutor parar o veículo em total segurança e poder controlar ativamente os sistemas de segurança: sistemas de assistência ao condutor, airbags, sistema de travagem ou luzes de aviso e ligação de emergência. A Bosch oferece uma ampla gama de baterias EFB e AGM de alta qualidade adequadas para veículos elétricos.

Discos e pastilhas de travão Bosch, uma gama completa para qualquer tipo de propulsão

O portfólio de pastilhas e discos de travão Bosch é adequado não apenas para veículos com motores de combustão interna, mas também para elétricos e híbridos, proporcionando uma alta cobertura de até 90% neste tipo de veículo e uma gestão de stock mais fácil para as oficinas.

Independentemente de serem para veículos elétricos, híbridos ou de combustão, as pastilhas e discos da Bosch cumprem os mais rigorosos requisitos de qualidade para um excelente desempenho de travagem, graças à seleção de materiais premium e aos testes metódicos realizados nas peças.

Escovas Bosch, uma maior visibilidade com a gama Aerotwin

Com 98 por cento de cobertura de mercado, a Bosch fornece escovas limpa para-brisas dianteiros e traseiros para a maioria dos veículos elétricos e híbridos no mercado europeu. A escova limpa para-brisas Bosch Aerotwin é sinónimo de excelente desempenho e limpeza silenciosa, mesmo sob as condições climáticas mais extremas. A escova, equipada com borracha PPP (Power Protection Plus) com revestimento patenteado, oferece segurança, garante uma visão clara e uma longa vida útil.

Filtros de habitáculo Bosch, maior proteção e comodidade

O filtro de habitáculo protege o que há de mais valioso num veículo: as pessoas. A maior consciência da saúde, preocupação com a poluição, proteção contra a inalação de gases de escape, maus odores, bactérias e alérgenos tornam estes componentes cada vez mais importantes.

A nova geração FILTER+pro da Bosch, com a sua camada de fibras com tratamento antimicrobiano, pode atuar de forma eficaz contra vírus, além de prevenir o aparecimento de mofo, e de proteger a eficiência do funcionamento do sistema de ar condicionado. Também para veículos elétricos, a Bosch recomenda a substituição do filtro de habitáculo a cada 15.000 quilómetros ou pelo menos uma vez por ano.

Peças Bosch para os veículos híbridos de gasolina

Um veículo híbrido é uma combinação de dois ou mais sistemas de propulsão, sendo o mais comum um motor elétrico e um motor de combustão interna. As principais vantagens dos motores híbridos são o menor consumo de combustível e um maior equilíbrio de CO2 através da travagem regenerativa, ou seja, a recuperação da energia cinética durante a travagem, um menor nível de ruído ao conduzir em modo puramente elétrico e menores emissões poluentes.

A injeção direta de gasolina (GDI) é o sistema predominante nos híbridos e é a chave para motores eficientes e económicos, pois reduz o consumo e as emissões e melhora a dinâmica de condução. Nesse sentido, a Bosch ocupa posição de destaque em injetores e bombas, garantindo a qualidade do equipamento original.

Equipamento de diagnóstico e oficina para veículos híbridos e elétricos

Além de peças, a Bosch também oferece uma gama completa de sistemas de diagnóstico e equipamentos de oficina para veículos elétricos. Assim, por exemplo, as estações de carregamento de ar condicionado (séries ACSx53 e ACSx63) aceitam os tipos de óleo PAG e POE e incluem funções de lavagem de mangueira, que são necessárias para a manutenção e revisão de sistemas de ar condicionado de veículos híbridos e elétricos.

Por sua vez, o software de diagnóstico multimarcas ESI[tronic] 2.0 e a série KTS 5xx já são usados em uma em cada três oficinas independentes na Europa. Desta forma, além de disponibilizar uma ampla cobertura dos sistemas de gestão elétrico e híbrido, o ESI[tronic] 2.0 oferece também uma excelente cobertura dos demais sistemas do veículo, incluindo SDA (safe diagnostic access), que permite o acesso às funções protegidas do veículo e futuras sessões de testes de diagnóstico.

A formação é a base

Tendo em conta que a reparação de veículos elétricos e híbridos exige novas competências e conhecimentos por parte dos mecânicos, a Bosch preparou uma vasta gama de cursos de formação para as oficinas, de modo a ajudar a prepararem-se para o futuro.

As formações são agrupadas em três níveis: básica, intermédia e avançada. Na formação básica, são ensinados trabalhos não eletrotécnicos, como cuidados com o veículo, troca de óleo, etc., enquanto na formação avançada, os formadores da Bosch mostram aos mecânicos como trabalhar num sistema com energia de alta tensão, combinando a teoria com a parte prática.

 

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