Ver todas

Back

Clarios com nova “Câmara Fria” para testar baterias

O equipamento laboratorial da Clarios foi ampliado com uma câmara fria que permite arrefecer os veículos para testar o desempenho das baterias novas e antigas.

O objetivo deste procedimento é analisar e melhorar a capacidade de arranque e a função de Start-Stop das baterias em temperaturas extremas abaixo de zero. O laboratório e a câmara fria fazem parte do Departamento de Engenharia e são utilizados para o desenvolvimento e aprimoramento dos produtos. O foco principal está na interação da bateria com os componentes eletrónicos do veículo – independentemente de possuir um motor de combustão interno ou ser um veículo elétrico a bateria. A bateria de 12 volts também é um componente essencial nos veículos elétricos. A bateria de iões de lítio de alta tensão alimenta a transmissão, enquanto as baterias do crescente portfólio da Clarios xEV alimentam o sistema elétrico interno de 12 volts, incluindo funções cruciais de energia e segurança.

Os recursos de teste da Clarios também atendem aos requisitos de clientes fabricantes de Equipamentos Originais (OE). Entre tais requisitos destaca-se, por exemplo, o monitoramento do desempenho da bateria no arranque do motor num veículo específico durante toda a vida útil. Para esta finalidade, as baterias são envelhecidas artificialmente através da simulação de vários ciclos de vida, bem como de viagens de longa e curta distância, dependendo do perfil de uso. Estes rigorosos testes ajudam a garantir a seleção correta da bateria para atender às necessidades de cada veículo.

A câmara e o laboratório da Clarios não servem apenas as instalações de Hanover – graças à rede global de Centros de Investigação e Desenvolvimento da Clarios, os projetos podem ser implementados em toda a Europa, EUA e China. O tempo de teste varia de projeto para projeto: de um dia a dois anos. Os funcionários investigam como a bateria reage sob as mais diversas condições. As medições são muitas vezes feitas no local, em condições reais, e durante vários anos. Markus Hoh, chefe do Laboratório de Veículos da Clarios em Hanover, explica: “Não nos consideramos unicamente produtores. Também pretendemos apoiar e aconselhar ativamente os nossos clientes como fornecedores de soluções tecnológicas e experiência”.

A proximidade da engenharia e do laboratório produz efeitos de sinergia significativos. O resultado é uma implementação rápida dos resultados da investigação para os nossos clientes e para o desenvolvimentos internos dos nossos produtos. Assim, o constante aperfeiçoamento do produto contribui para o aumento da satisfação dos clientes, tanto para os fabricantes de veículos quanto para os clientes finais.

PALAVRAS-CHAVE