A Krautli lançou em Portugal o conceito Nexus Shop, que passa pela dinamização de uma rede de retalho, que terá ao seu dispor importantes ferramentas para trabalhar com as oficinas.
Desde o início de 2022 que a Krautli tem vindo a trabalhar e a desenvolver em Portugal o conceito Nexus Shop. A responsabilidade pela dinamização deste projeto está a cargo de Rui Ribeiro, profissional com experiência no aftermarket em Portugal, que nos explica o conceito e o desenvolvimento do mesmo.
Fruto da associação da Krautli ao Grupo Serca, que por sua vez integra a Nexus, um dos maiores grupos mundiais de compras no aftermarket, a empresa tem ao seu dispor uma série de ferramentas de dinamização comercial, que visam potenciar a sua relação com os retalhistas de peças e destes com os seus clientes oficinais. Uma dessas ferramentas é precisamente o conceito Nexus Shop, dirigido aos profissionais do retalho de peças, que passarão a ter ao seu dispor novos argumentos para capitalizar a sua relação com as oficinas. Trata-se de um conceito de licenciamento de marca (não é um franchising), com a chancela da Nexus, que permite aos retalhistas de peças assumirem também a imagem (sem perderem o seu ativo principal que é o seu nome) deste grande grupo.
“Para a Krautli é um projeto que faz todo o sentido, pois assenta no nosso modelo de negócio como grossista que tem como parceiros de negócio os retalhistas. Com este projeto podemos aportar valor aos retalhistas e aos seus clientes, para além das peças”, afirma Rui Ribeiro, Business Development da Krautli. A Krautli está neste momento em processo de seleção de retalhistas para aderirem a este projeto, ressalvando Rui Ribeiro que é fundamental que “exista compromisso por parte dos aderentes. O desenvolvimento deste conceito depende muito desse compromisso”.
Conceito Nexus Shop
Qualquer Nexus Shop que passe a integrar este conceito, terá ao seu dispor um conjunto de ferramentas de apoio às oficinas, que passam também pelo desenvolvimento de dois conceitos oficinais: a Nexus Auto (de âmbito internacional) e a Profissional Plus (conceito ibérico). As ferramentas de apoio do ambiente Next, que permitem gerar mais valor ao negócio de venda de peças, entre o retalhista e a oficina, incidem sobre áreas tão importantes como a formação técnica, acompanhamento técnico, plataformas técnicas, etc.
Destaque para o Next Academy (planos de formações teóricas e práticas obrigatórias para pelos dois funcionários da oficina, com informação técnica e não técnica), o Next Academy Cloud (todo o material de formação ficará disponível para consulta na nuvem podendo ser consultado a qualquer momento), o Next Academy ReEvolucion (formações por vídeo conferência), o Next Control Sertec (webshop), o Next Web (criação de páginas web profissionais para as oficinas), o Next Data (programas de informação técnica e orçamentação para oficinais) e o Next Assist (serviço de consultoria e assistência técnica). Diga-se que parte destes serviços, nomeadamente o Next Academy e o Next Assist são prestados por uma empresa portuguesa (a Car Academy) e, como tal, em língua de camões, com a vantagem que isso trás para as oficinas. Destaque para o Next Control Sertec, uma potente webshop (com base do TecDoc) que, segundo Rui Ribeiro “é provavelmente a webshop mais completa do mercado, já que fornece às oficinas a possibilidade de, para além das peças, ter acesso a fazer orçamentos com tempários da marca, com preços OEM e planos de manutenção, mas também aceder a informação técnica relevante e atual, com pesquisa gráfica de peças”.
Os retalhistas de peças que integrarem este conceito Nexus Shop têm exclusividade de zona (geográfica), com critérios bem definidos, assim como existe exclusividade de zona para as oficinas aderentes ao conceito oficinal Nexus Auto.
Candipeças foi pioneira
A Candipeças foi o primeiro retalhista de peças, com lojas em Alverca (sede), Porto Alto e Almeirim, aderente ao conceito Nexus Shop. Rui Candeias, gerente da Candipeças, diz que foram diversos fatores que levaram a tomar a decisão de aderir à Nexus Shop: “Para além da parceria que já tínhamos com a Krautli, este projeto apareceu numa altura em que íamos abrir a loja de Almeirim e a forma como nos foi apresentado agradou-nos bastante. Vamos ter a possibilidade de trabalhar com outro tipo de ferramentas que não disponhamos, que eram dispendiosas e de difícil acesso, mas que se tornam mais fáceis de trabalhar estando integrados dentro do Nexus Shop. São cada vez mais clientes que sentimos que querem profissionalizar ainda mais o seu negócio oficinal e têm aqui uma excelente oportunidade para o fazer. Diria que foi o projeto certo na altura certa”.
As lojas da Candipeças vão ter todas a imagem Nexus Shop, iniciando agora este retalhista de peças a dinamização dos conceitos oficinais Nexus Auto e Professional Plus para um conjunto de potenciais oficinas que têm o perfil que se enquadra em cada uma destas redes.
NEXUS SHOP
krautli.pt
Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 83 de agosto de 2022. Consulte aqui a edição.