O foco na sustentabilidade ambiental foi sempre um ponto central na estratégia da Pirelli. Ao longo dos anos, a marca italiana tem vindo a investir na pesquisa de matérias-primas alternativas e renováveis e no desenvolvimento e implementação de processos de fabricação e logísticos cada vez mais sustentáveis.
Obviamente, tudo começa com a procura constante de soluções e tecnologias que permitam melhorar a sustentabilidade do seu produto principal: os pneus. Recorde-se que os automóveis são um dos maiores responsáveis pelas emissões de gases do efeito de estufa, sendo que cerca de 20% do consumo total de combustível pode ser imputado ao desempenho dos pneus, como demonstram os vários testes realizados pela área de Pesquisa e Desenvolvimento da Pirelli.
Assim, com o objetivo de reduzir a resistência ao rolamento e, consequentemente, o consumo de combustível, a “marca do P longo” tem vindo a substituir progressivamente os polímeros petroquímicos por matérias-primas alternativas, renováveis e de alta qualidade, de modo a não comprometer a segurança dos condutores.
Contudo, a “filosofia verde” da Pirelli não se cinge apenas ao seu produto, sendo um manto que cobre todas as suas operações, desde a colheita da matéria-prima, passando pela produção e logística até às ações empreendidas no final de vida dos seus pneus.
Recentemente, a Pirelli criou o primeiro pneu do mundo com certificação FSC: um P Zero criado especificamente para o BMW X5 Plug-in-Hybrid. Esta certificação, atribuída pela ONG Forest Stewardship Council (FSC), atesta que as plantações são geridas de modo a garantir a sustentabilidade económica, a preservação da diversidade biológica e a promoção e melhoria da qualidade de vida das comunidades locais e dos trabalhadores.
No que à gestão da cadeia de abastecimento diz respeito, a Pirelli impõe aos seus fornecedores certos parâmetros de qualidade que garantam um contributo para uma atividade cada vez mais sustentável e com menos emissões de CO2, centrada nas matérias-primas e nos serviços de alta qualidade, sempre com um foco na inovação constante, através de uma presença global e estabilidade no fornecimento.
A estratégia da Pirelli também encontra eco na área do automobilismo. A empresa é a única fabricante de pneus do mundo a receber três estrelas no Programa de Acreditação Ambiental da FIA. Ao mesmo tempo, tem sido realizado um enorme esforço de recuperação de materiais valiosos de pneus de automobilismo utilizados a nível internacional, com o objetivo de extrair materiais primários à medida que os pneus vão sendo reciclados.
Estas medidas, entre tantas outras, fazem parte de um plano ambicioso rumo à neutralidade de carbono, que a empresa italiana estabeleceu em 2021. A primeira meta deverá ser alcançada até 2025, esperando-se uma redução das emissões gerais de CO2 de 25%, e uma utilização de energia totalmente elétrica, derivada de fontes renováveis (um objetivo já alcançado pelas fábricas europeias incluindo as fábricas dedicadas aos pneus de automobilismo em Slatina, na Roménia, e em Izmit, na Turquia). O último passo será dado em 2030, ano em que a Pirelli deverá alcançar a neutralidade carbónica.
Um compromisso reconhecido internacionalmente
O compromisso da Pirelli com a criação de valor sustentável, resultou na sua inclusão em alguns dos mais prestigiados índices mundiais de sustentabilidade no mercado de ações. Em 2021, a Pirelli foi confirmada nos Índices Dow Jones Sustainability World and Europe Index e Global Compact LEAD das Nações Unidas. Em 2020, foi reconfirmada como uma das Líderes Globais no combate às alterações climáticas, conquistando um lugar na lista Clima A do CDP. Foi também a única empresa do setor de componentes automotivos em todo o mundo a receber a Gold Class Distinction no S&P Global Sustainability Yearbook 2021.
Conheça a gama Pirelli Elect aqui: https://www.pirelli.com/tyres/pt-pt/car/elect