A Pirelli anunciou que irá voltar a lançar o pneu Scorpion BK para o Lamborghini LM002 de 1986, recriado como parte da linha Pirelli Collezione.
O pneu Scorpion BK esteve na vanguarda da tecnologia quando foi lançado, devido ao seu tamanho e resistência, mas também devido às suas asas laterais que permitiam “flutuar” pelas areias do deserto. Sob a linha Pirelli Collezione, linha dedicada a carros históricos, o pneu foi exibido no FouriConcorso: um evento para carros de colecionador, perto do Lago Como. Do LM002 ao moderno Urus, este é mais um dos capítulos de uma história que começou em 1963.
No início da década de 1980, a Pirelli recebeu um convite para desenvolver um pneu muito especial para um carro muito especial: o Lamborghini LM002, o antepassado de todos os SUVs desportivos. Os pneus Scorpion BK, enormes pneus com asas laterais, conhecidas como “orelhas”, foram projetados especificamente para este veículo, e deram ao carro uma agilidade extra e uma resposta eficiente na areia.
Este pneu, além de oferecer uma aderência superior à estrada, tinha a capacidade de operar e fazer frente às altas temperaturas típicas do deserto, enquanto suportava o peso do carro (cerca de 3500 quilos) e aguentava a velocidade do motor V12, garantindo também um desempenho desportivo em asfalto. Fabricado com uma carcaça extremamente robusta, com um reforço contra cortes em aramida, este pneu era capaz de absorver impactos e reagir rapidamente a alterações bruscas.
O Scorpion BK foi submetido a testes de força adicionais e desenvolvido com recurso a técnicas derivadas do rali, tendo sido um dos primeiros exemplos da Pirelli a beneficiar da tecnologia “das corridas para a estrada”. O design da banda de rodagem derivou do pneu intermédio ‘Monte Carlo’ de rali, e muitas das tecnologias que compõem o BK vieram também do automobilismo, onde a Pirelli já havia conquistado vários títulos mundiais. Não é por acaso que a Pirelli equipou vários carros com pneus Scorpion no Rally Paris-Dakar de 1988, incluindo o Lamborghini LM002.
A apresentação desta recriação do pneu Scorpion BK decorreu no Fuori Concorso, em Villa Sucota, no Lago Como, com o LM002 de um colecionador privado, apoiado pelo Lamborghini Polo Storico.
O Pirelli Scorpion BK foi o precursor da família Scorpion, a gama de pneus Pirelli dedicada aos Veículos Utilitários Desportivos. A gama foi completamente renovada em 2022 para se adequar aos automóveis mais modernos, incluindo os modelos eletrificados. A família Scorpion tem o maior número de homologações para carros elétricos ou híbridos plug-in de toda a linha da Pirelli. A marca italiana aplicou a sua abordagem de design ‘Eco Safety’ neste novo Scorpion, que combina um baixo impacto ambiental com um desempenho de elevado nível no que à segurança na condução diz respeito, graças à inovação dos materiais e à utilização de ferramentas de design virtual de última geração no processo de desenvolvimento.
Do LM002 ao Urus, a linhagem de SUVs da Lamborghini tem um elemento em comum: os pneus Pirelli. Quando o Urus se estreou em 2018, a Pirelli introduziu seis pneus diferentes, de 21 a 23 polegadas, distribuídos entre as gamas P Zero e Scorpion. O mais recente Urus Performante, recebeu recentemente uma versão à medida do P Zero Trofeo R, sendo a primeira vez que um SUV luziu pneus semi-slick. Essa combinação de desempenho do carro com a aderência dos pneus culminou numa vitória de classe na lendária subida de Pikes Peak, nos Estados Unidos.