De acordo com a ACEA, é necessária a instalação semanal em toda a UE de 14 mil pontos de carregamento público para veículos elétricos.
A ACEA apela a todos os estados membros da UE para que intensifiquem urgentemente os investimentos em infra-estruturas de carregamento para automóveis, furgões, camiões e autocarro.
A indústria automóvel já está a colocar no mercado centenas de modelos de veículos com emissões baixas e zero, mas tem sérias preocupações sobre a lenta implantação da infra-estrutura necessária para carregar e reabastecer estes veículos. As vendas de automóveis com carregamento eléctrico aumentaram 10 vezes nos últimos cinco anos, atingindo 1,7 milhões de unidades no ano passado (ou 18% do mercado total). O número de carregadores públicos na UE cresceu 2,5 vezes durante o mesmo período.
De acordo com novas investigações intersectoriais baseadas em análises da McKinsey, seriam necessários até 6,8 milhões de pontos de tarifação pública em toda a UE até 2030 para atingir a redução proposta de 55% de CO2 para os automóveis de passageiros. Este valor é quase o dobro do apresentado pela Comissão Europeia na sua proposta de Regulamento de Infra-estruturas de Combustíveis Alternativos (AFIR), que está agora em negociação no Parlamento Europeu e no Conselho.
Isto significa que até 14.000 pontos de tarifa pública para todos os segmentos de veículos teriam de ser instalados em toda a UE todas as semanas – em comparação com menos de 2.000 por semana actualmente.
Embora sejam necessários investimentos consideráveis no início, estes representam apenas uma fracção do total dos investimentos em projectos de infra-estruturas comparáveis – e trariam enormes benefícios ambientais. De facto, o novo documento de investigação estima os custos anuais das infra-estruturas de tarifação pública em 8 mil milhões de euros – cerca de 16% do investimento em redes de Internet de 5G e de alta velocidade.
Os locais, o espaço e os níveis de potência necessários para infra-estruturas de veículos pesados são substancialmente diferentes dos dos veículos de passageiros. De acordo com o documento de investigação, os camiões exigirão 279.000 pontos de carregamento até 2030, dos quais 84% estarão em centros da frota. Os restantes pontos de carregamento serão predominantemente públicos, rápidos ao longo da auto-estrada (36.000) e públicos durante a noite (9.000).