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Bosch une funções de infotainment e assistência ao condutor num chip

19 Dezembro, 2023

Na edição do CES 2024, que terá lugar em Las vegas, a Bosch vai apresentar as funções de infotainment e assistência ao condutor num só chip.

A Bosch, na CES 2024 em Las Vegas, será o primeiro fornecedor automóvel do mundo a demonstrar a fusão de funções de infotainment e assistência ao condutor num computador central com uso intensivo de software num único SoC. “Queremos reduzir a complexidade dos sistemas eletrónicos nos carros e, ao mesmo tempo, torná-los tão seguros quanto possível. Com esta demonstração da nossa nova plataforma de informática veicular na CES, estamos a dar um passo importante exatamente nessa direção. O nosso objetivo a médio prazo é trazer ainda mais funções de condução automatizada para a estrada, inclusive para os segmentos de automóveis compactos e médios”, afirma Markus Heyn, membro do conselho de administração da Robert Bosch GmbH e presidente da Bosch Mobility.

No centro do novo computador de veículo da Bosch – denominado plataforma de integração cockpit e ADAS – está um único SoC, que processa simultaneamente uma variedade de funções dos dois domínios de infotainment e assistência ao condutor. Isto inclui, por exemplo, estacionamento automatizado e deteção de faixa, combinados com navegação inteligente e personalizada e também assistência por voz. Vantagens para os fabricantes de veículos: menos espaço e cablagem necessários, o que significa custos mais baixos. “Os computadores centrais dos veículos são o coração dos carros definidos por software. No futuro, vão controlar todos os domínios dos veículos modernos e reduzir o atual número elevado de unidades de controlo individuais”, afirmou Markus Heyn, membro do conselho de administração da Robert Bosch GmbH e presidente da Bosch Mobility. Em 2026, a empresa espera receitas de vendas de três mil milhões de euros apenas para computadores de veículos para infotainment e assistência ao condutor.

A Bosch segue aquilo que é conhecido como abordagem multi-SoC. Os novos computadores veiculares da empresa são projetados para que os SoCs necessários possam vir de diferentes fabricantes de chips. Portanto, dependendo da vontade do cliente, a Bosch pode utilizar exatamente o SoC solicitado. “O nosso software corre em chips de diferentes fabricantes. Isso permite que software e hardware sejam dissociados”, explica Heyn.

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