Ver todas

Back

Continental apresenta site para debater a mobilidade

A Continental lançou o 2025AD.com, um site público e independente que promove a discussão global sobre a condução automatizada. Peritos e consumidores terão a oportunidade de discutir todos os aspetos técnicos, legais e sociais da mobilidade do futuro em 2025AD.com, ajudando a construir a aceitação e confiança dos consumidores relativamente a este assunto.

O site oferece informação independente dos fabricantes, gráficos fáceis de entender e factos interessantes sobre a condução automatizada.

“Agora o futuro da condução automatizada tem um endereço público e neutro”, disse Elmar Degenhart, presidente do Conselho de Administração da Continental. “Na nossa opinião, o sucesso da condução automatizada depende do público. Têm de aceitar o conceito básico e confiar na tecnologia usada que tornará a mobilidade do futuro mais segura, mais eficiente e mais confortável. É por isso que a Continental está a lançar o 2025AD.com como uma iniciativa a longo prazo destinada a construir confiança para todos. Este é um site público e neutro que processa informação e notícias sobre o tema da condução automatizada de uma forma transparente, tornando-a rapidamente acessível e convidando também as partes interessadas para uma discussão pública”.

A Continental lançou esta nova iniciativa durante o North American International Auto Show, em Detroit. O 2025AD.com contém vários tópicos importantes relacionados com a tecnologia da condução automatizada. O site conta com a colaboração de autores internacionais convidados, que partilham os seus pontos de vista com contributos interessantes. Uma cronologia multimédia no site clarifica quando podemos esperar ver cada uma das funcionalidades e quais as tecnologias que já estão a ser usadas atualmente na produção em série. Além disso, o 2025AD.com dará a conhecer os mais recentes desenvolvimentos da condução automatizada, convidando também a discussões em outras redes sociais como o Facebook, o Twitter e o Linkedin.

“A Continental espera um diálogo ativo com parceiros do sector, da política e da sociedade, da ciência e, por último mas não menos importante, com os utilizadores da mobilidade moderna”, disse Felix Gress, Diretor de Comunicação Corporativa da Continental. “Com o 2025AD.com a Continental está a apoiar o diálogo necessário sobre a mobilidade do futuro em tempo real. Proporcionamos um espaço para discussões públicas controversas e produtivas. Isto significa que todos podemos trabalhar em conjunto para definir as condições futuras da condução automatizada de uma forma mais adequada e credível”.

A plataforma 2025AD.com, que é dirigida a um público internacional e apresentada em inglês, foi buscar o nome ao principal objetivo de desenvolvimento da indústria automóvel no que respeita à condução automatizada: a partir de 2025 a condução totalmente automatizada deve ser possível em autoestradas. A condução automatizada dará aos condutores tempo para que possam fazer outras coisas durante a viagem. Para além da condução em autoestrada, a Continental está a trabalhar em tecnologia para manobras de estacionamento automatizadas e está a conceber sistemas para condução automatizada urbana. A Continental acredita que as possibilidades de desenvolvimento da condução totalmente automatizada irão prolongar-se para além de 2025.

“Tendo em vista as condições atuais, a condução automatizada de porta a porta, poderá ser possível a partir de 2030. No entanto, e se não for apenas o carro a adaptar-se à cidade, mas também a cidade a adaptar-se à condução automatizada, proporcionando por exemplo faixas separadas para veículos com condução automatizada, será possível que esteja disponível mais cedo. Além disso, para os condutores que temem perder a sua liberdade enquanto condutores com toda esta automatização, existirá sempre um botão para a desligar”, disse Degenhart.

Os seis desafios da condução automatizada

A Continental está a desenvolver os componentes e sistemas necessários para a condução automatizada em todo o mundo. Para tal, os engenheiros enfrentam seis desafios de uma só vez: tecnologia de sensores, conectividade de cluster, diálogo homem-máquina, arquitetura de sistemas, fiabilidade e aceitação da condução automatizada. A plataforma social 2025AD.com é uma base para o desenvolvimento de funções de condução automatizada orientadas para o consumidor e para a sua aceitação mais ampla.

Mais informações em 2025AD.com

PALAVRAS-CHAVE