Martin Ratón, Diretor-Geral da Diesel Technic Iberia, revela a estratégia da empresa para este ano, ao mesmo tempo que avalia o desempenho durante o ano de 2024.
Quais foram os principais desafios enfrentados na sua operação durante 2024 e como os ultrapassaram?
Os desafios foram semelhantes aos do ano anterior, com a exceção da inflação, que registou uma moderação. Num mercado tão competitivo como o português, os nossos pontos fortes foram fundamentais, mais uma vez, para continuarmos a competir com sucesso. A nossa ampla oferta de produtos, a elevada disponibilidade, a notoriedade da marca e a sua qualidade premium, juntamente com os nossos serviços digitais complementares e apoio promocional, permitiram enfrentar os desafios. Os nossos fiéis distribuidores valorizam estas vantagens e renovaram a sua confiança na nossa marca premium, apesar da contração do mercado externo português devido à diminuição das exportações e à pressão das importações de material de baixa qualidade e origem duvidosa. Por isso, devemos orgulhar-nos da nossa rede de distribuição.
Como evoluiu a vossa atividade no mercado português em 2024?
De forma geral, estamos satisfeitos, mas, dadas as circunstâncias previamente mencionadas, observámos uma evolução desigual. Esta disparidade manifestou-se não apenas ao nível da distribuição — onde o desempenho de cada distribuidor foi amplamente condicionado pela sua exposição ao mercado externo e pela capacidade da sua força de vendas em defender uma marca premium como a DT Spare Parts, com o seu elevado valor acrescentado face às marcas low-cost —, mas também ao longo dos diferentes períodos do ano.
Quais as tendências do mercado pós-venda que irão moldar a atividade da vossa empresa em 2025 (digitalização, eletrificação, sustentabilidade, falta de mão de obra, …)?
Na Diesel Technic, continuaremos a focar-nos nos benefícios que acrescentam valor, tanto aos nossos distribuidores como aos seus clientes. Vamos expandir continuamente a nossa gama completa, adaptando-a às necessidades identificadas no mercado. Além disso, vamos integrar famílias de produtos tradicionais, como recentemente fizemos com veios de transmissão, depósitos de combustível, para-brisas e feixes de molas, que se destacam pela sua complexidade logística.
Que estratégias planeiam implementar este ano para se adaptarem aos desafios e oportunidades atuais do mercado?
Continuaremos a desenvolver os nossos serviços digitais para mantermos a nossa posição como referência no mercado pós-venda de veículos comerciais e pesados. O Partner Portal, personalizado e adaptado como uma loja online para distribuidores, já é uma realidade inovadora no setor e proporcionará uma clara vantagem competitiva à medida que for sendo implementado progressivamente nos próximos meses.