A Delphi está constantemente a aumentar a cobertura e as gamas de produtos que disponibiliza para o aftermarket. David Zapata explica à PÓS-VENDA PESADOS a estratégia da empresa no aftermarket do futuro.
Como perspetivam o futuro do negócio de aftermarket ao nível das peças para veículos pesados?
Apesar dos efeitos da atual crise sanitária, os veículos pesados e os mercados agrícolas não estão a sofrer grandes mudanças. Muitos profissionais continuaram a trabalhar e, por outro lado, os consumidores estão a escolher serviços de entrega ao domicílio para o fornecimento de produtos básicos. Quanto ao futuro destes tipos de componentes, dadas as circunstâncias atuais, não esperamos um crescimento significativo no setor, mas na Delphi Technologies estamos a trabalhar para alcançar sempre os melhores resultados, e esperamos exceder as previsões para este segmento em particular.
Que investimentos tem feito a vossa marca para se preparar para as necessidades das futuras gerações de veículos pesados?
Actualmente, na gama diagnóstico, por exemplo, expandimos a nossa cobertura para 12 novos veículos, elevando o número total de modelos de veículos pesados que cobrimos para mais de 716. A solução de diagnóstico DS150E inclui a interface VCI, USB dongle e o software. O software suporta uma extensa base de dados de veículos com três grandes atualizações por período de licença de 12 meses, mais atualizações intermédias do sistema inteligente. E como o software para ligeiros e pesados é compatível com a mesma interface VCI, não há necessidade de duplicar. A principal vantagem deste produto é que a oficina pode utilizar o seu próprio PC. Além disso, esta ferramenta tem uma funcionalidade que permite a leitura e programação do código da bomba injetora e dos injetores CR. Por outro lado, esta solução de diagnóstico também permite trabalhar com o sistema SCR para realizar testes de dosagem, reinicialização ou purga do sistema, configurações de controlo Adblue e regeneração do sistema SCR.
Que impacto terá no vosso negócio de peças aftermarket o aumento de veículos pesados elétricos?
Embora seja verdade que a indústria automóvel está a caminhar para a eletrificação e autonomia, as oportunidades do mercado pós-venda para veículos a diesel continuam a crescer. Dado que os veículos a diesel têm normalmente uma vida útil superior a 13 anos, ainda estarão disponíveis para grandes reparações durante os próximos anos. Tudo isto, associado a uma frota crescente de veículos pesados e ligeiros, resulta numa promissora reserva de negócios futuros para o mercado de pós-venda nas próximas décadas. É também provável que se assista a um ressurgimento de produtos amigos do ambiente, tais como componentes remanufacturados.
Que desafios e oportunidades trazem à vossa marca estas novas formas de propulsão?
Na Delphi Technologies, oferecemos uma ampla cobertura para servir uma grande variedade de veículos. A este respeito, juntámos recentemente forças com Borgwarner, líder em mobilidade elétrica, cobrindo praticamente todas as áreas tecnológicas chave para veículos elétricos, tais como motores elétricos, tecnologia de bateria e transmissão, eletrónica de potência e sistemas de gestão térmica. A Delphi Technologies traz essa mesma perícia à gama de componentes para o mercado de reposição, com peças para aplicações com ampla cobertura de frota para veículos híbridos e eléctricos (HEVs) e veículos eléctricos a bateria (BEVs).
Quais as mais recentes novidades que lançaram ao nível das peças para veículos pesados?
Um bom exemplo das nossas últimas inovações de produtos é a solução abrangente de pós-venda da Delphi Technologies para veículos pesados, baseada na nossa tecnologia pioneira e na nossa experiência em equipamento de origem, que inclui componentes de origem de injeção diesel, formação, equipamento avançado de diagnóstico e teste e apoio técnico que permite aos nossos utilizadores permanecerem um passo à frente na manutenção e reparação dos sistemas mais complexos dos seus veículos. Neste sentido, todos os produtos de injeção relacionados com os sistemas Euro 6 são os que vão crescer cada vez mais à medida que estes veículos necessitam de reparação
Vão lançar novas gamas de peças para veículos pesados num futuro próximo? Quais?
Neste momento, estamos a ampliar as atuais linhas de injeção, filtros e diagnósticos para veículos pesados, incorporando novos produtos de acordo com as novas tecnologias, principalmente as de emissões, e nos adaptando aos processos de eletrificação de veículo
Artigo publicado na Revista Pós-Venda Pesados n.º 34 de junho/julho de 2021. Consulte aqui a edição.