Ver todas

Back

Liqui Moly recebe prémio ambiental

Produção de óleo de motor especialmente eficiente em termos de recursos levou a Partslife a premiar a Liqui Moly, graças ao êmbolo raspador utilizado nas suas fábricas.

Ao produzir o seu óleo de motor, a alemã Liqui Moly não só garante uma qualidade de topo, como também uma técnica especialmente eficiente em termos de recursos. Eis o motivo pelo qual a empresa é agora distinguida com o prémio ambiental da Partslife, que reúne os fabricantes e o comércio, no sentido de ajudarem as oficinas na eliminação de resíduos.

A Partslife distinguiu a Liqui Moly pela nova técnica de êmbolo raspador utilizada nas suas fábricas de produção de óleos. Ao produzir óleos de motor, de caixa de velocidades e outros óleos, todas as tubagens devem ser limpas antes de ser preenchidas com outro óleo. “Com esta nova técnica de êmbolo raspador, reduzimos nitidamente as quantidades de óleo de lavagem e o tempo necessário para o processo”, explicou Jörg Paul, gestor ambiental na marca alemã.

Um êmbolo raspador é um dispositivo de limpeza que é comprimido contra as tubagens através de pressão, empurrando o óleo que nelas ainda se encontra à sua frente. “Antigamente, precisávamos de 100 a 350 kg de óleo de lavagem por cada processo de lavagem. Graças a esta nova técnica, já só precisamos de 30 kg”, explicou Jörg Paul. Ao todo, a quantidade anual de óleo de lavagem desceu de cerca de 1500 toneladas para um décimo deste valor. O meio ambiente também beneficia deste consumo de matéria-prima mais reduzido. “O prémio vem reconhecer o nosso compromisso em prol da melhor proteção ambiental possível.”

O nova técnica de êmbolo raspador é parte do programa de modernização de 20 milhões de euros que a Liqui Moly está atualmente a implementar nas suas duas fábricas. Já em 2014, a marca alemã recebera um prémio ambiental da Partslife, na altura por um novo sistema de exaustão para a produção de aditivos.

Mais informações em www.liqui-moly.pt

PALAVRAS-CHAVE