Ver todas

Back

Martverauto: Potenciar toda a experiência

20 Janeiro, 2021
1671 Visualizações

A Martverauto resulta da experiência de Paulo Martinho como eletricista auto, profissional que agora decidiu alargar o número de serviços, abrindo um espaço multimarca e multisserviços.

TEXTO PAULO HOMEM

Começou com uma mala de ferramentas e 50 contos!!! Primeiro em Vila Nova de Paiva e posteriormente em Viseu, com uma oficina na Avenida da Bélgica onde esteve 21 anos (com a Auto Elétrica Visiense), Paulo Martinho especializou-se em eletricidade e eletrónica automóvel. “Sempre sonhei em ter um espaço oficinal mais moderno e onde pudesse alargar o leque de serviços”, refere Paulo Martinho, recordando que este novo projeto começou a ser pensado há três anos atrás. As instalações já tinham servido um outro negócio oficinal, mas encontravam-se fechadas, pelo que os últimos meses foram passados a criar as condições físicas ideais, com uma imagem moderna e atraente, de modo a se prestar também o melhor serviço possível. “A nossa especialidade são os serviços de eletricidade, mas como tenho muitos clientes fidelizados que procuram também os serviços de mecânica e pneus, irão começar a trabalhar connosco”, explica o gerente Paulo Martinho, dizendo que “o serviço de eletricidade e eletrónica tem uma credibilidade muito grande junto dos nossos clientes, que agora queremos também potenciar para a parte da mecânica e dos pneus”.

Com a humildade que o seu discurso deixa transparecer, Paulo Martinho reconhece também que existe algum risco de não conseguir proporcionar a mesma qualidade de serviço na mecânica e nos pneus face ao que já consegue na eletricidade. Contudo, diz este profissional que “temos que nos dedicar um pouco mais a essas novas áreas, mas quer eu quer os profissionais que tenho comigo têm conhecimento e experiência. Nunca iria abrir uma casa de pneus ou de mecânica se não estiver seguro dessa aposta”. Tendo já antecedentes familiares na área dos pneus, área em que também já trabalhou, Paulo Martinho recorreu igualmente a formação técnica e aos conhecimentos que já tinha na mecânica para apostar no lançamento de uma oficina multimarca, explicando que “partilhamos serviço com algumas oficinas de marcas de automóveis, que nos apoiam também em qualquer questão técnica, como nós também fazemos alguns trabalhos de eletricidade e eletrónica para eles”.

Como se disse, os conhecimentos na área da eletricidade e eletrónica de Paulo Martinho, levam esta oficina a estar um pouco na linha da frente atendendo à evolução dos veículos automóveis mais modernos que incorporam cada vez mais esse tipo de componentes. “É verdade que essa nossa especialização ajuda muito e é um facto diferenciador, mas a evolução dos automóveis é tão grande e tão rápida que temos que estar sempre em formação para nos mantermos atualizados”, afirma o gerente da Martverauto. Um dos pormenores que não foi descurado, para além da gestão (onde tem uma pessoa responsável por toda essa área), Paulo Martinho apostou também na organização e decoração das instalações, revelando que “é muito importante ter um espaço agradável, arranjado, com os espaços bem definidos para que o cliente se sinta bem quando traz aqui o seu carro”. Na fase inicial deste projeto ainda esteve em equação a integração numa rede oficinal, mas depois de estudados os prós e os contras, este profissional decidiu prosseguir com o seu “projeto”, embora “não feche totalmente a porta a que um dia possa vir a fazer parte de uma rede de oficinas. Contudo, acho que ainda não era o momento”.

Apostando sobretudo em peças de aftermarket das marcas que estão no primeiro equipamento, a Martverauto trabalha com a Phaarmpeças por essa razão mas também pela rápida disponibilização das peças. “Hoje em dia temos que ser rápidos no serviço que damos ao cliente, por isso é muito importante trabalhar com parceiros que tenham disponibilidade e rapidez na entrega do material”. Nos pneus a aposta tem sido na EuroMais e na Alves Bandeira, que são parceiros “que também nos garantem o serviço que precisamos, pois atualmente não faz sentido ter qualquer stock”.

Um dos processos em que esta oficina está a avançar é na digitalização. Para além da página no facebook dedicada especificamente à Martverauto, esta oficina está ainda a desenvolver (com um parceiro tecnológico) soluções digitais que lhe permitam um contacto mais direto com o cliente não só antes ou depois da reparação, mas também durante. “A nossa ideia é tentar acompanhar o cliente da melhor forma possível, apostando sempre na sua fidelização, atendendo que agora fazemos serviços de manutenção e de pneus”, refere Paulo Martinho. Tendo iniciado o serviço nestas novas instalações há quase dois meses, portanto em plena pandemia, Paulo Martinho refere que tem havido serviço, mas que os “clientes já vêm demasiado à vontade e nem sempre cumprindo com os protocolos de segurança e do distanciamento social, mas apesar disso tudo tem corrido dentro da normalidade”.

Martverauto
Viseu
Paulo Martinho
967 648 042
martverauto@gmail.com
facebook/martverauto

Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 58 de julho de 2020. Consulte aqui a edição.

PALAVRAS-CHAVE