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MB-Service: Apostar na confiança

10 Novembro, 2017
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A história da MB-Service está intimamente ligada à história profissional da vida de Filomena Bilro. Depois de mais de duas dezenas de anos a trabalhar para o pós-venda de um concessionário (que representava a Volkswagen e a Audi) como gestora de clientes, esta profissional viu-se na contingência de reiniciar tudo a partir do zero, quando a empresa onde trabalhava decidiu encerrar as portas desta unidade.

TEXTO PAULO HOMEM

Aproveitando os incentivos do Estado no apoio ao empreendedorismo, Filomena Bilro decidiu dar continuidade a todo o Know-How que trazia e, por iniciativa própria, abriu de novo a oficina onde tinha trabalhado tantos anos, desta feita como oficina multimarca e com o nome comercial MB-Service.

“Após um longo processo burocrático, a MB-Service foi inaugurada em setembro de 2013”, começa por informar Filomena Bilro, dizendo que “tive que reinvestir em tudo novamente pois da anterior oficina apenas restava mesmo o espaço!!!”.

Com um mecânico, a MB-Service arrancou a sua atividade, tendo Filomena Bilro assumido a gestão da oficina não só por necessidade profissional, mas também pelo gosto que desenvolveu nesta área, sem esquecer os conhecimentos que tinha que “foram fundamentais para poder iniciar com esta pequena oficina. Falei com muitos clientes e com empresas, com quem tive relação profissional no passado, que depois de terem vindo à inauguração se tornaram alguns deles clientes da MB-Service estando agora fidelizados à casa”.

A partir do momento em que a MB-Service abriu as portas a relação de confiança com muitos dos clientes não foi quebrada pois houve uma aposta clara, segundo Filomena Bilro, na qualidade do serviço: “não existe nenhum cliente que não goste de ser bem tratado, mas o trabalho técnico teria também que corresponder a esse tratamento. Por outro lado, existe sempre muito cuidado no acompanhamento que fazemos ao cliente durante a realização do serviço”.

MB-Service

Aliás, para esta gestora oficinal, a experiência trouxe-lhe muita sensibilidade no que diz respeito à relação cliente / oficina. “Gostamos sempre que o cliente verifique tudo aquilo que se está a passar com o seu automóvel, por exemplo, sempre que existe algum serviço a fazer que não esteja programado o cliente é informado e queremos que seja ele a verificar” refere Filomena Bilro, explicando que “sei que existe muita desconfiança do cliente face à oficina.

Alguns dos novos clientes já foram enganados noutras oficinas e já chegam aqui desconfiados. Por isso, para nós é fundamental gerar confiança no cliente e fazê-lo acreditar que o nosso serviço é sério e de confiança. Isto para mim é fundamental”. Por exemplo, uma das medidas que a MB-Service implementou é a entrega dos relatórios dos diagnósticos eletrónicos ao cliente. Outra medida, é que todas as intervenções são previamente orçamentadas e que qualquer desvio ao mesmo o cliente é sempre informado.

Pelo histórico da atividade dos profissionais desta oficina, a MB-Service sendo uma oficina multimarca, existe uma especialização nos carros do Grupo VAG, até porque a maioria dos clientes tem carros deste grupo.

Quanto à política de peças, Filomena Bilro diz que a escolha é sempre do cliente, existindo a opção entre a origem e a concorrência. Curiosamente, diz esta responsável, “os clientes que têm carros do grupo VAG pedem normalmente peças de origem, os restantes optam na maior das vezes por peças da concorrência. Contudo, na MB-Service apostamos sempre em trabalhar material que está também no primeiro equipamento, abdicando das segundas linhas e das peças usadas, pois queremos evitar problemas com as garantias, e não queremos colocar em causa a nossa imagem”.

MB-Service

Outro dos aspetos que Filomena Bilro não pretendeu abdicar foi da imagem da sua oficina. Atualmente abraça o conceito de Castrol Service Center, “não só pela forte imagem que a Castrol possui junto dos clientes, mas também porque esta marca de lubrificantes é recomendada pelo Grupo VAG e como a maior parte dos nossos têm carros deste grupo acabam por pedir esta marca de lubrificantes”, explica a gestora da MB-Service.

Lutando com a falta de profissionais, nomeadamente mecatrónicos, a MB-Service desenvolve praticamente todo o tipo de serviços técnicos, desenvolvendo outras parcerias a nível oficinal, nomeadamente nas áreas da chapa e pintura e ainda pneus, áreas em que recorre a parceiros de confiança e de longo prazo.

Para dinamizar ainda mais negócio para a sua oficina, a MB-Service dinamizou uma série de protocolos com diversas entidades locais, como também aposta em campanhas regulares.

“Uma oficina, mesmo pequena como a nossa, tem muitas dificuldades em evoluir, acima de tudo porque o Estado nos carrega com muitos impostos, pelo que o fundo maneio é sempre pequeno para nos lançarmos em grandes investimentos”, reconhece Filomena, que olha para o futuro com otimismo atendendo à política de qualidade e as relações de confiança que pretende sempre dinamizar com os seus clientes e com os seus fornecedores, mas sempre vai dizendo que “é um negócio complicado que só é possível gerir devido à nossa experiência e à seriedade com que estamos no negócio”.

MB-Service
Figueira da Foz
Filomena Bilro
233 411 029
mb.service@hotmail.com

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