A espanhola MDR está no mercado de asiáticos desde 2006 e está a entrar no mercado nacional com calma. Já tem um distribuidor mas vai aumentar a sua presença em breve. Os argumentos são fortes.
A MDR é uma marca espanhola especialista na área de mecânica para veículos asiáticos que está a apostar forte na internacionalização para o mercado português. A especialização de mais de 23 anos da empresa ExclusivasBCN, a que pertence, a trabalhar peças para asiáticos é um forte argumento. Junta ainda a qualidade premium e a proximidade do mercado através do comercial português Marcos Ferreira, além do serviço que a marca, disponibiliza ao mercado são alguns dos argumentos apresentados recentemente ao mercado nacional em várias reuniões, altura em que a Revista PÓS-VENDA falou com José Esteve, proprietário e criador da marca.
“Quero criar postos de distribuição e estabelecer parcerias de longa data, com transparência e proximidade a clientes interessantes a nível nacional, sem fazer guerra com outros players, porque temos uma marca diferenciadora, que traz grandes mais-valias para quem a distribui”, explica José Esteve. Atualmente, o único distribuidor em Portugal é a X-Action, mas o objetivo é ter entre três e quatro parceiros. “Não queremos massificar a marca e faremos tudo para defender as zonas onde estará cada um dos distribuidores. O objetivo é ter um distribuidor no norte, um no centro e outro no sul, além de um que poderá ter uma cobertura mais nacional”.
A juntar a esta rede, é possível que entre mais um ou dois distribuidores, uma vez que a MDR é marca preferencial de vários grupos espanhóis, nomeadamente do Grupo Serca ou da AD Parts, que também tem parceiros em Portugal, com porta aberta para a marca, pela relação que existe em Espanha. “Acima de tudo, queremos criar um bom negócio para os nossos parceiros sem que o vizinho do lado venda exatamente a mesma marca”, acrescenta o responsável. A MDR não vende diretamente a oficinas, a particulares ou a sucatas. Todo o negócio é feito através de distribuidores.
José Esteve não tem pressa em implementar a marca em Portugal, para onde já vendeu em tempos mas em pouca quantidade e sem uma estrutura ou estratégia. Há dois anos decidiu, juntamente com Marcos Ferreira, profundo conhecedor do mercado, definir uma estratégia de longo prazo para o mercado nacional. “É vital termos uma pessoa a trabalhar diariamente junto dos clientes. Durante este tempo apresentamos o produto, a marca e a empresa e agora começamos a colher esses frutos, mas sempre preferimos demorar mais um ano do que fazer uma loucura para vender já amanhã”.
As peças da MDR são produzidas em fabricantes asiáticos, zona onde a empresa tem um consultor que atesta a qualidade de quem produz. São várias as relações que duram há vários anos e a preocupação da empresa é trabalhar com fabricante s que produzem também para o primeiro equipamento. “A prova dessa aposta na qualidade é que temos a categoria de data supplier no TecDoc, o que certifica que os dados que lá colocamos são autênticos. E isso é uma garantia de qualidade para o nosso cliente. A nossa aposta é sempre na qualidade. Prefiro que me digam que sou caro, do que tenham maus produtos”, sublinha José Esteve, que resume: “A nossa marca baseia-se em três pilares: qualidade, serviço e preço.” Este último está alinhado pelas marcas premium. No que diz respeito à logística, as encomendas são expedidas do armazém da empresa em Barcelona e chegam a Portugal em 48 horas.
A questão dos stocks é fundamental numa marca que se especializou em veículos asiáticos, uma vez que as encomendas às fábricas são feitas com cerca de seis meses de antecedência. É por isso que há menos fornecedores de asiáticos e “é fundamental haver um grande conhecimento do mercado e saber perceber quais as tendências de mercado para que as encomendas permitam responder às necessidades dos clientes”, explica José Esteve. Atualmente, a MDR tem uma cobertura de parque asiático (que representa já mais de 20% do mercado português) a rondar os 90%. “Mas nas encomendas grandes conseguimos, em média, cumprir 98% dos pedidos”. Atualmente a MDR tem mais de 23 mil referências disponíveis, armazenadas no centro logístico da marca em Barcelona, com 3500 m2 de área. Atualmente, a partir de Portugal, as vendas são praticamente todas feitas online, no portal da marca.
José Esteve não tem dúvidas: “Temos um caminho muito interessante para fazer no mercado português. Há muita gente que não quer trabalhar a mesma marca que o seu concorrente, há sempre empresas que trocam de fornecedor e há uma grande oportunidade, que são as empresas que nunca trabalharam gama de asiáticos e agora querem fazê-lo e poderá ser connosco”. O responsável, que gere a empresa com os dois filhos, diz que dentro de três anos a marca estará em velocidade de cruzeiro no mercado português. A MDR está presente em Espanha, Portugal, Marrocos, Argélia, França e Itália. Em Espanha a ExclusivosBCN é também importadora da Aisin.
PERFIL DA MDR
A ExclusivosBCN foi, durante 14 anos, distribuidora exclusiva para Espanha da Japanparts e, entretanto, esse acordo terminou. A Exclusivos BCN é uma empresa familiar e depois de lutar 14 anos por uma marca que chegou ao topo, não quis desperdiçar todo este conhecimento de mercado e de produto. “Podíamos tentar distribuir outra marca mas decidimos que nunca mais ia acontecer perdermos uma marca e pôr em causa o nosso negócio e o nosso conhecimento. Criámos a nossa própria marca, a MDR, em 2006”
MARCOS FERREIRA É A CARA DA MARCA EM PORTUGAL
Para Marcos Ferreira a forma de entrar no mercado faz toda a diferença. “O nosso mercado está cansado sempre do mesmo e nós propomos algo diferente, com uma qualidade acima da média e um apoio muito forte aos clientes, o que é fundamental hoje porque toda a gente vende peças. Não quero ter mais uma marca, quero ter algo diferenciador no mercado e há muitas empresas que também querem. É esse o nosso caminho”, explica. O alinhamento é de uma marca premium, mas Marcos Ferreira garante que os preços são muito competitivos.
CONTACTOS
MDR (MUNDO DEL RECAMBIO)
Responsável comercial: Marcos Ferreira
911 704 448
marcos.exclusivasbcn@gmail.com
www.exclusivasbcn.com
Artigo publicado na PÓS-VENDA #10 (Julho 2016). Leia a edição neste link.
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