Depois de muitos anos a trabalhar na marca, dois “empresários” decidiram investir numa oficina independente. Aplicar os procedimentos da marca à realidade da oficina independente, têm trazido uma agenda de marcações sempre preenchida a esta oficina.
No início de 2025 a Mister Oficina vai chegar à primeira década de existência. Porém, os seus gerentes, José Ribeiro e Jorge Duarte têm cerca de quatro décadas de experiência no pós-venda, sobretudo pela ligação de ambos a um concessionário Peugeot em Viseu, o primeiro ao nível do atendimento, o segundo como conselheiro técnico (sendo por diversas vezes o melhor técnico do país e da europa).
Por diversas razões, ambos decidem sair desse concessionário, mas traziam consigo muito conhecimento pelo que surgiu a ideia de abrir uma oficina independente sendo-lhe sugerido integrar a rede Precision, muito por via dos acordos com as gestoras de frota. Com as dificuldades que essa rede passou, a oficina conseguiu rescindir o contrato, tendo surgido o nome Mister Oficina. “Não foi uma boa experiência, pelo que redes oficinais nunca mais!!!”, refere José Ribeiro, ao qual acrescenta Jorge Duarte “para quem trabalha bem, não precisa de estar numa rede. Aliás, os planos iniciais nem sequer passavam por integrar qualquer rede”. No entender destes dois profissionais, a Mister Oficina nunca precisou de ter redes sociais, ou qualquer outro tipo de publicidade, pois “a melhor publicidade é boca a boca, através dos nossos clientes”, assegura Jorge Duarte, referindo que “a diferença está, acima de tudo, na qualidade do serviço. A Mister Oficina está aqui por causa do cliente”.
Partilhando as opiniões entre os gerentes, José Ribeiro assume que um dos focos da oficina está na fidelização do cliente ao ponto de dizer com orgulho “que desde a existência da oficina ainda não foi inaugurado o livro de reclamações”. Referindo que o elevado custo de vida, tem trazido cada vez mais clientes do serviço oficial para os independentes, o que leva a que “os clientes procurem quem lhes preste um serviço de qualidade semelhante à marca mas com custos mais em conta. É por isso que nós temos sempre a agenda completa”.
Quando se aborda o tema da qualidade do serviço, qualquer dos gerentes explica que a Mister Oficina faz muitos investimentos quer em plataformas de dados técnicos, quer em equipamentos de diagnóstico, sem esquecer muitas outras áreas importantes, como sejam a formação, o software de gestão, etc. “Temos quatro máquinas de diagnóstico e o nosso programa de gestão é igual ao que a Mercedes tem, o Autoline. Tudo aquilo em que investimos, seja em que área for, serve para servir o nosso cliente com qualidade”, explica José Ribeiro, mas Jorge Duarte diz que “não somos nós que vamos dizer ao cliente quetemos qualidade, é ele que nos reconhece essa qualidade e por isso acaba por voltar. A nossa taxa de fidelização é muito elevada”.
Não existe nenhum serviço realizado na Mister Oficina, que o cliente não saiba primeiro o seu valor. Tudo é orçamentado para que o cliente saiba exatamente o quanto vai gastar, mas também como forma de logisticamente adiantar serviço. Como a Mister Oficina trabalha com marcações, “dessa forma podemos antecipar o pedido de peças e ser mais rápida no serviço ao cliente”, refere José Ribeiro.
Também nas peças o foco está na qualidade. “Para nós não está em causa se a peça é aftermarket ou original, o que queremos é que a peça tenha qualidade”, revela José Ribeiro, argumentando que “em algumas peças, nomeadamente as que envolvem a componente eletrónica, normalmente optamos pela origem, mas só optamos pelo aftermarket se tiver qualidade. Nestas coisas também a nossa experiência é muito importante”. Também ao nível dos lubrificantes na Mister Oficina, focando-se mais uma vez na qualidade do serviço, são cumpridas rigorosamente as especificações de cada motor, “o que nos obriga a ter uma oferta muito grande em stock que poucas oficinas têm. Sabemos bem a importância de ter o lubrificante certo para cada motor e o que isso representa na qualidade do nosso serviço”.
Apesar de já ter formação em veículos elétricos, há mais de 10 anos, Jorge Duarte diz que é residual a assistência a este tipo de veículos na sua atividade, mas que a oficina está preparada. Aliás, este mesmo responsável considera que “o que fará cada vez mais diferença nas oficinas no futuro é a aposta na formação”, enquanto José Ribeiro não tem dúvidas que essa é uma das formas de reter os recursos humanos, juntamente com as boas condições de trabalho e salários acima da média “que nós damos aos nossos técnicos”.
Considerando que as atuais instalações são já insuficientes para o serviço, José Ribeiro diz que “para o tipo de cliente que temos a localização é muito importante. A proximidade à cidade é fundamental”. Por isso, apesar de querer expandir a oficina, tal só acontecerá quando o espaço contíguo à oficina ficar disponível, pois ir para fora da cidade está fora de questão.
Ficha da Oficina
NOME: Mister Oficina
FUNDAÇÃO: 20015
GERENTE: José Ribeiro, Jorge Duarte
LOCALIZAÇÃO: Viseu
REDE OFICINAL: Não
PRINCIPAIS FORNECEDORES DE PEÇAS: Phaarmpeças, entre outros
PRINCIPAIS MARCAS DE PEÇAS: Marcas originais, TRW, Luk, Bosch, Corteco, Continental, Motul, Texaco, Castrol, Total, etc.
BOXES DE SERVIÇO: 6
EMPREGADOS: 7
PRINCIPAIS SERVIÇOS: Diagnóstico, mecânica, lavagens, pneus
LEMA: Servir bem o cliente
Artigo publicado na REVISTA PÓS-VENDA 107, de agosto de 2024. Consulte aqui a edição.