Dinamizando ativamente redes oficinais, o Grupo ASER, através do Diretor Geral, José Luís Bravo, aconselha que nenhuma oficina tome medidas excecionais por causa da inflação sem primeiro analisar exaustivamente o seu negócio.
Qual o efeito deste momento na inflação do negócio oficinal?
Como está acontecendo na maioria dos negócios, sejam eles PMEs ou grandes empresas, o aumento dos custos e a alta inflação estão reduzindo o lucro. A subida dos preços das matérias-primas, transportes, eletricidade, combustíveis, arrendamentos, custos laborais, entre outros, gerou um aumento dos custos quotidianos que a oficina tem de suportar.
Este aumento não se traduz num aumento salarial ao mesmo nível, estando a oficina a ponderar se faz a repercussão destes aumentos aos seus clientes, o que poderá gerar uma diminuição da sua atividade e do número de reparações, embora se não forem tomadas medidas corretivas e mantendo o mesmo preço de venda e o mesmo preço da mão-de-obra, a rentabilidade final do negócio diminui, a ponto de poder inviabilizá-lo.
Que medidas está a dinamizar para combater esta subida da taxa de inflação e uma previsível redução do número de entrada de automóveis na oficina?
Do nosso ponto de vista, e é algo que promovemos nas nossas redes de oficinas e na formação que ministramos em “gestão e rentabilidade”, nenhuma ação deve ser realizada sem uma análise exaustiva da situação atual e das diferentes possibilidades, bem como como os efeitos que a inflação terá nas margens. Além de observar e entender o seu negócio para agir corretamente e estar preparado.
Enfatizamos fortemente que a correta gestão do escritório é a única forma de o negócio ser lucrativo. Ganham-se mais euros com uma gestão empresarial adequada do que na própria reparação de veículos. Por isso, o escritório deve transmitir sempre uma imagem e serviço de profissionalismo e gestão impecável. Esta imagem e serviço devem abranger todas as áreas do negócio, desde o momento em que a viatura entra no escritório até ao momento em que a viatura é faturada e entregue ao cliente. Só assim teremos um negócio lucrativo que, além disso, oferecerá um atendimento de qualidade, o que nos diferenciará da concorrência, reterá nossos clientes e atrairá novos.