O segmento de veículos de transporte de mercadorias com carga útil inferior a 3,5 toneladas assiste a um crescimento estável na Europa. Também por essa razão a Continental apresenta novas correias para este tipo de veículos.
Veículos como a Ford Transit, a Mercedes Sprinter, a VW Crafter e outros, estão normalmente sujeitos a uma carga intensa, em especial, devido às frequentes paragens e arranques, às elevadas quilometragens e aos percursos de perfis altamente variáveis em áreas metropolitanas.
Dessa forma, igualmente mais curtos se tornam, por isso, os intervalos de manutenção das correias. A pensar nestas aplicações específicas, a Continental tem desenvolvido correias de acionamento especiais para o mercado pós-venda, tanto de acionamento principal, como de acionamento auxiliar.
Uma novidade no catálogo são, por exemplo, as correias dentadas CT1233 para o acionamento da distribuição e as CT1234 para o acionamento da bomba do óleo.
Estas correias foram desenvolvidas a pensar especialmente nos requisitos do mercado pós-venda dos motores de 2,0 l do modelo Ford Transit ou Ford Tourneo. “Nestes motores, uma correia dentada que mergulha no óleo sincroniza a cambota e a árvore de cames”, explica Robert Franz, Diretor de Gestão de Produtos EMEA no Continental Power Transmission Group. “Isto assegura uma redução das perdas friccionais de aproximadamente 30%, em comparação com um acionamento de corrente”. Por sua vez, isto tem um impacto positivo ao nível do consumo de combustível e das emissões de CO2 relacionadas. Atualmente, estes são dois dos critérios mais importantes para garantir uma utilização eficiente dos veículos comerciais ligeiros.