A nível europeu, em Setembro de 2021 as vendas online de automóveis usados B2C aumentaram 2,6%, em relação ao mês anterior. As vendas de BEVs aumentaram 137% em relação ao ano anterior, enquanto os híbridos aumentaram 88% face ao período homólogo.
Em Portugal, também de acordo com o Observatório INDICATA, as vendas de automóveis usados em Setembro de 2021 foram 9,4% inferiores ao mesmo mês do ano passado.
Em Setembro de 2021 as vendas de automóveis usados online B2C aumentaram 2,6% em comparação com o mês anterior e 8,9% em termos homólogos devido ao impacto da procura pendente resultante das restrições Covid-19 em 2020. As vendas de usados acumuladas em Setembro aumentaram 11,3% relativamente a 2020 e 10,7% acima de 2019.
As vendas de BEVs aumentaram 137% em relação ao ano anterior, enquanto os híbridos aumentaram 88% face ao período homólogo. Os BEVs tornam-se a motorização a vender mais rapidamente na Dinamarca. A rotação de stock para o Motor de Combustão Interna (ICE) continua a ser a mais alta com o gasóleo usado a rodar 8,1x e o gasolina 7,7x. “Um aumento de 28% em termos mensais da rotação de stock para os BEVs e um aumento de 20% para os híbridos, o equivalente a um aumento de 40% e 25% em termos homólogos, respectivamente, encurta drasticamente os dias de stock”, afirma o Director Global do INDICATA, Andy Shields.
Em Setembro, no ranking dos veículos mais vendidos em volume com menos de 4 anos, o Volkswagen Golf continua a ser o usado mais vendido bem como o veículo de combustão interna mais vendido. O Toyota C-HR continua a ser o híbrido mais vendido e o Renault Zoe mantém a posição de BEV mais vendido. Os veículos usados com menos de 4 anos a vender mais rapidamente em Setembro, pelo Market Days Supply, foram os Opel Zafira (22,8 dias). O Zafira também agarrou o primeiro lugar para gasolina e gasóleo com o Prius + para híbridos (25,2 dias) e o Mini Elétrico para BEVs (44,8 dias).
Os níveis de stock no arranque de Outubro são 7,9% mais baixos em termos homólogos e 2,2% abaixo do mês anterior. Os níveis de stock são agora 13,3% mais baixos, no início de Outubro de 2021, do que em Outubro de 2019.
O nosso índice de preços baseia-se nos veículos mais recentes para fornecer uma amostra consistente de veículos com 3 anos, indexados a Janeiro de 2021. “Isto significa que o impacto do ciclo de vida do produto deve resultar num constante movimento descendente dos preços médios, mas a forte procura de vendas e as restrições à oferta significam que os preços estão asubir e a aumentar acentuadamente em alguns locais como o Reino Unido e a Polónia”, termina dizendo Andy Shields.
Portugal
O Observatório do INDICATA centra-se nas transacções que têm impacto no retalhista e no consumidor final, ou seja, nas vendas e stocks B2C. O mercado C2C envolve automóveis usados vendidos entre particulares, enquanto as transacções B2B são automóveis vendidos de uma empresa para outra, mas que ainda deixa o automóvel usado em stock disponível para osconsumidores finais. Embora algumas vendas B2C ocorram sem qualquer presença online, estas estão a tornar-se menos comuns e a presença online é um dos principais motores do mercado, razão pela qual nos focamos nelas.
As vendas online de automóveis usados B2C em Portugal caíram 4% em termos mensais, o que equivale a uma queda de 9,4% em termos homólogos. Nos três primeiros trimestres de 2021, o mercado total de automóveis usados online B2C está agora 16,8% acima do mesmo período do ano passado e 20,7% acima dos primeiros nove meses de 2019, fruto da crescente exposição do mercado ao digital.
À semelhança de vários países, Portugal está a ter dificuldades em encontrar stock de qualidade adequado para fazer face à procura acrescida causada pela escassez de semicondutores que afecta o mercado de automóveis novos. Os níveis de stock de usados online em Outubro estão 10,3% abaixo do mês anterior e 27,7% abaixo do ano anterior.
O impacto que isto está a ter nas motorizações alternativas não é claro, mas as vendas dos BEVs aumentaram 43% face ao mês anterior, enquanto a rotação de stock aumentou 60% durante o mesmo período e, com uma rotação de 4,7x, reduziu drasticamente o fosso na velocidade de venda para os automóveis usados a gasóleo usados em estão a rodar 5,4x.
O nosso índice de preços baseia-se nos veículos mais recentes para fornecer uma amostra consistente de veículos com 3 anos, indexados a Janeiro de 2021, o que normalmente produziria uma curva descendente constante nos preços médios devido ao ciclo de vida natural do produto. Os constrangimentos ao stock de qualidade adequada disponível estão a impulsionar em alta os preços usados, ao mesmo tempo que retêm as vendas.