De acordo com o mais recente webinar do Standvirtual, em janeiro de 2024 verificou-se um aumento da oferta de usados, com um aumento de 12% face ao mesmo período de 2023.
Adicionalmente, verificou-se uma diminuição da importação de -5,4% face ao período homólogo de 2023, consequência da crescente oferta de carros presente no mercado. O ano de 2024 começa com a oferta acima de janeiro de 2023 (+12%), no entanto a procura diminui -6% em relação ao período homólogo. Isto leva a uma dinâmica de mercado negativa no mês de janeiro (-18%) face ao mesmo período de 2023, uma vez que a oferta mantém-se acima da procura.
A oferta sobiu sobretudo em carros acima dos 30.000€ (+24%), mas também entre 15.000 a 30.000 (+10%) e abaixo de 15.000€ (+6%). Já a procura sobe apenas nos carros com valores acima dos 30.000€ (+9%) e entre 15.000 a 30.000 (+7%).
A transferência de propriedade de ligeiros de passageiros teve um decréscimo de -5% em dezembro de 2023, face ao mês homólogo de 2022. Regista ainda um decréscimo de -16% em comparação com dezembro de 2019. Com os dados anuais completos, verifica-se que dezembro de 2023 foi o pior mês face ao mesmo período nos últimos 5 anos.
No que diz respeito aos veículos importados (ligeiros de passageiros), existe um decréscimo em janeiro face ao mesmo mês de 2023 (-5,4%), após observar-se uma tendência de estabilização ao longo de 2023. Por outro lado, em comparativamente com o mês de janeiro de 2019 verifica-se um crescimento de +26,6%.
Segundo dados da ACAP, em janeiro verifica-se um aumento de +7,9% no total do mercado automóvel (novos) face ao mesmo mês de 2023. As energias alternativas (veículos eletrificados e híbridos GPL) representaram cerca de 53% do mercado total de ligeiros em janeiro de 2024 e 48% em janeiro de 2023.