Decorreu no passado dia 3 de junho, em Mirandela, mais um Encontro Empresarial do Setor Automóvel da ANECRA, subordinado ao tema “Inovação e o Automóvel em Trás-Os-Montes”, evento que contou com a presença ativa e interessada de cerca de uma centena de empresários e profissionais do setor.
Neste Encontro foram analisados os mais recentes Indicadores da Reparação Automóvel. Em foco estiveram os resultados do Inquérito de Conjuntura da ANECRA, que aqui foram divulgados pela primeira vez. Alguns dos Indicadores permitem concluir que, tanto reparadores de marca como independentes, viram aumentar as taxas de ocupação das suas oficinas e o número de obras abertas. Os reparadores independentes aumentaram significativamente o número médio de trabalhadores, e mais reparadores independentes estão a optar pela adesão a uma rede.
Com estes resultados foi também possível quantificar o sentimento dos empresários sobre o peso negativo de algumas dificuldades, como são exemplo a reparação clandestina e os custos da gestão ambiental.
Em debate neste encontro, estiveram outros temas como “Obrigações Ambientais no Setor Automóvel”, “Garantias no Comércio e na Reparação Automóvel”, “O papel da fiscalização face à economia paralela”, “Coexistência de Gerações Familiares… Fator de sucesso no futuro das empresas?”, e “Inovação – Dos Automóveis e Clientes ao Negócio da sua Empresa”.