A Pirelli desenvolveu, em colaboração com a Hyundai, uma versão adaptada do pneu P Zero, para o primeiro carro elétrico de alto desempenho da Hyundai N, o IONIQ 5 N.
a Pirelli desenvolveu um pneu capaz de responder às exigências dinâmicas deste veículo elétrico desportivo, oferecendo ótimos níveis de desempenho de condução, confiabilidade e conforto para uma condução diária. O P Zero foi testado no exigente circuito de Nürburgring para provar o seu desempenho e consistência em condições de condução extremas.
Para responder às características específicas do Hyundai IONIQ 5 N, a Pirelli criou um P Zero, projetado especificamente para esse veículo, com a tecnologia Elect (uma tecnologia desenvolvida especificamente para carros elétricos e híbridos plug-in). O P Zero Elect oferece diversas vantagens para veículos elétricos graças à banda de rodagem, compostos e estruturas inovadoras:
• A sua estrutura e materiais reforçados permitem suportar as tensões associadas à massa de um veículo movido a bateria;
• O pneu também suporta o elevado torque instantâneo característico dos motores elétricos, o que aumenta a sua durabilidade;
• A utilização de polímeros funcionalizados no composto resultou em melhores níveis de aderência e num melhor comportamento em piso molhado.
O P Zero Elect, criado para o novo IONIQ 5 N, conta também com a tecnologia de supressão de ruído (PNCS) da Pirelli, para melhorar a experiência de condução. Esta tecnologia reduz o ruído filtrado para o habitáculo do veículo, através da utilização de um material colocado no interior do pneu, que absorve o som. Este recurso é particularmente apreciado pelos proprietários de carros elétricos.
Durante o desenvolvimento deste pneu, os engenheiros da Pirelli colocaram um especial foco na dinâmica de condução. Refinaram cuidadosamente cada detalhe do pneu, incluindo o design e a construção da banda de rodagem. Otimizaram a profundidade dos sulcos e as dimensões dos blocos para melhorar a tração e a estabilidade e proporcionar excelentes níveis de aderência em diferentes superfícies. Também ajustaram com precisão a rigidez do pneu para uma experiência de condução responsiva e controlada nos circuitos, durante os track days, e nas estradas.
Além do pneu de verão, a Pirelli também desenvolveu uma versão especial do pneu Winter Sottozero 3 para responder às diferentes necessidades dos condutores do IONIQ 5 N. Este pneu de inverno oferece ótimos níveis de tração e de controlo para enfrentar as temperaturas mais frias.
Para condutores que procuram uma Performance ainda mais desportiva, a Pirelli criou o P Zero Corsa, um pneu que oferece altos níveis de desempenho, tração e travagem, tanto nas pistas como nas estradas.
A equipa de desenvolvimento da Pirelli recorreu a ferramentas inovadoras de simulação virtual para desenvolver o P Zero para o IONIQ 5 N, principalmente para otimizar a sua estrutura. Como sinal da sua adaptação personalizada ao IONIQ 5 N, o pneu conta com a marcação especial “HN” no flanco. Assim, os pneus fabricados para o Hyundai IONIQ 5 N são outro exemplo da estratégia Perfect Fit, que dá nome à filosofia de trabalho realizado pelos engenheiros da Pirelli em conjunto com os principais fabricantes de automóveis para desenvolver pneus especificamente projetados e adaptados com precisão aos requisitos técnicos de cada veículo.