A Schaeffler mostrou na CES, em Las Vegas, como olha para a digitalização e o futuro do automóvel, nomeadamente ao nível da condução autónoma, eletrificação e internet das coisas.
Nos próximos anos, a Schaeffler prevê o recrutamento de até 600 especialistas a nível mundial para o desenvolvimento de soluções digitais para a mobilidade do amanhã. Este posicionamento faz parte da ofensiva que a empresa implementou em 2016. Um pilar central desta estratégia é o desenvolvimento de produtos inteligentes. Na feira de eletrónica CES de Las Vegas, a Schaeffler mostrou como as suas visões de condução automatizada, eletrificação e ligação se podem tornar realidade.
Os automóveis fazem parte da denominada Internet das coisas, em que as máquinas partilham dados de modo a proporcionar soluções às pessoas. “Este desenvolvimento representa uma enorme oportunidade para a Schaeffler”, explicou Gerhard Baum, Chief Digital Officer da empresa. “Os nossos componentes e sistemas são necessários onde se produzem permutas de força e binário: na transmissão e no chassis. Se estes componentes, como os rolamentos utilizados no chassis, estiverem equipados com sensores capazes de medir binários, forças, vibrações e temperaturas, é possível capturar informações vitais sobre as condições e a utilização de todo o sistema.”
A Schaeffler já lançou os alicerces técnicos para a integração destes sensores e acionadores nos seus componentes com o desenvolvimento dos rolamentos Sensotec, que recolhem dados graças ao seu revestimento de nanoestruturas. “O importante aqui não é o facto de estarmos a recolher dados, mas sim sermos capazes de os interpretar corretamente e de os transformar em ações”, salientou Baum. “A Schaeffler possui os conhecimentos necessários nesta área, não só aplicados à indústria automóvel, mas também a outros setores como a indústria da energia eólica.”
Associação estratégica com a IBM
A aplicação de sensores em máquinas complexas ou automóveis gera um volume de dados que têm de ser interpretados e convertidos em valor acrescentado. “Atualmente estamos a criar as condições para este processo”, comentou o Sr. Baum. Neste sentido, alcançou-se um importante marco em outubro de 2016 com o acordo para uma associação estratégica com a IBM. Não se trata apenas de que a nuvem ou a tecnologia cognitiva “Watson” fiquem agora ao alcance da Schaeffler, mas também de uma autêntica parceria especializada no âmbito da tecnologia da informação com a qual será possível implementar tecnologias comprovadas e inovadoras.
“Atualmente estamos a conseguir progressos significativos no desenvolvimento da aprendizagem automática e da inteligência artificial”, explicou o responsável. “Vamos conseguir que estas tecnologias fiquem disponíveis para os nossos engenheiros e assim aprenderemos mais rápido. Ao longo dos próximos anos, a Schaeffler vai contar com um grande número de especialistas em áreas como a arquitetura e análise de dados, ‘design thinking’, desenvolvimento de aplicações móveis e modelos de negócio, sempre com o objetivo de desenvolver aplicações inovadoras para a indústria automóvel e outros setores.”
Criação de produtos mais inteligentes
As novas tecnologias irão permitir que a Schaeffler amplie a funcionalidade dos componentes e sistemas através da geração de dados. A análise em tempo real e os sistemas cognitivos transformarão os dados gerados em informações valiosas e ações recomendadas. Na CES, a Schaeffler apresentou um sistema de controlo ativo do equilíbrio com base na mecatrónica. É capaz de manter a estrutura do automóvel na posição horizontal durante a condução com curvas, independentemente do estado da estrada. Neste sistema mecatrónico da Schaeffler, que está agora a ser fabricado em série, um acionador elétrico de grande eficiência é capaz de, pela primeira vez, compensar o movimento de equilíbrio.
A próxima geração deste acionador terá a capacidade de operar como sensor, captando dados em 3D sobre as condições da estrada. Em combinação com os dados do GPS e um sistema de análise inteligente, será possível produzir informações em tempo real e partilhar as mesmas com os outros veículos.
A produção energética é um fator cada vez mais importante na eletrificação dos veículos. Nesta área, a Schaeffler está a desenvolver um projeto-piloto para aumentar a eficiência das turbinas eólicas. A Schaeffler já está a oferecer soluções capazes de verificar se os componentes da turbina funcionam corretamente. No futuro, será possível calcular a vida útil restante de cada componente com a ajuda de algoritmos de aprendizagem, para que cada turbina tenha a sua própria estratégia de manutenção, reduzindo as avarias ao mínimo.
Esta nova estrutura digital e os seus primeiros desenvolvimentos são apenas uma parte da ofensiva de digitalização da Schaeffler. “Também estamos a digitalizar processos nas nossas próprias instalações de produção, assim como noutras áreas da empresa”, conclui Gerhard Baum. “Uma vez que estamos a combinar a nossa excelência em sistemas para as indústrias automóvel e energética com a digitalização, somos um empregador muito atrativo para especialistas de análise de informação, arquitetos de dados, especialistas em pensamento do design (“design thinking”) e programadores de aplicações móveis.”
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