O sistema de direção das rodas traseiras da Schaeffler é composto por dois subsistemas. O primeiro e, chave do conjunto, é um sistema mecânico de precisão que integra um redutor planetário de rolos da divisão Industrial da empresa, especificamente adaptado para aplicações em automóveis. A segunda, é um bloco de alimentação, constituído pela unidade eletrónica, o motor elétrico e o software. A Schaeffler desenvolve o sistema completo e ocupa-se da sua integração nos veículos dos clientes.
O redutor planetário de rolos distingue o sistema Schaeffler dos sistemas de direção das rodas traseiras criados por outros fabricantes que, tradicionalmente, recorrem a acionamentos por fusos trapezoidais. Por conseguinte, o produto da Schaeffler não só satisfaz as rigorosas normas de segurança da Automotive Safety Integrity Level D (ASIL D de integridade da segurança automotiva), como também aumenta significativamente a eficiência, reduz a fricção e encurta os tempos de reação do sistema. Deste modo, a Schaeffler pode gerar um movimento do veículo preciso e seguro. Isto é particularmente vantajoso para os condutores de veículos elétricos, porque compensa os inconvenientes da distância entre eixos mais longa que a requerida pela posição habitual da bateria por baixo da carroçaria neste tipo de veículos. Uma distância mais longa entre eixos significa um raio de viragem maior e, por conseguinte, uma menor capacidade de manobra. O sistema de direção das rodas traseiras da Schaeffler soluciona este problema de várias formas. Em primeiro lugar, quando o veículo muda de faixa a velocidades mais altas, o sistema vira as rodas traseiras na mesma direção que as rodas dianteiras, aumentando assim a estabilidade, o controlo e a segurança.
Em segundo lugar, em curvas apertadas, o sistema melhora a agilidade do automóvel, rodando as rodas traseiras na direção contrária à das rodas dianteiras. Deste modo, cria-se uma redução virtual da distância entre eixos, permitindo ao condutor fazer a curva com facilidade. Do mesmo modo, o sistema também reduz o raio de viragem do veículo, facilitando as manobras, o estacionamento e a mudança de direção em espaços urbanos apertados. Por último, a tecnologia melhora a capacidade de intervenção ativa dos sistemas automáticos de assistência à mudança de faixa.