A Schaeffler AG acaba de nomear Jens Schüler como novo CEO da divisão Automotive Aftermarket, que terá efeito a partir de 1 de janeiro de 2022.
Jens Schüler irá suceder a Michael Söding, que se reforma no final do ano a seu próprio pedido, depois de trabalhar para a Schaeffler durante 20 anos. A Divisão Automotive Aftermarket gerou um volume de negócios de 1.640 milhões de euros em 2020. A divisão conta com cerca de 1.700 colaboradores.
Michael Söding estudou engenharia industrial e começou a sua carreira num reconhecido fabricante de pneus em 1989. Depois de ter ocupado diversos cargos no setor de aftermarket, ingressou no Grupo Schaeffler em 2002, onde assumiu inicialmente funções de direção nas áreas de vendas e marketing. De 2009 a 2017, foi responsável do negócio de peças sobressalentes da Schaeffler a nível mundial. Com o estabelecimento do Automotive Aftermarket como terceira divisão da empresa com funções no Comité de Direção em 2018, o Sr. Söding foi nomeado membro do Comité de Direção da Schaeffler AG. É membro de importantes associações nacionais e internacionais, como por exemplo, é presidente da associação setorial AAMPACT e cofundador de várias iniciativas setoriais, como a TecAlliance GmbH e a Caruso GmbH.
Michael Söding afirmou: A “Schaeffler Automotive Aftermarket converteu-se num líder de mercado global e num dos grandes contribuintes para os resultados da Schaeffler AG. A necessidade sem precedentes de transformação para modelos de negócio baseados nos dados, a digitalização e uma melhor experiência dos clientes significa que agora é o momento certo para passar o testemunho para a próxima geração.”
Com a nomeação de Jens Schüler, a função de CEO Automotive Aftermarket será assumida por um sucessor com muitos anos de experiência nas áreas da estratégia, vendas e marketing, bem como na digitalização, e que traz muitos anos de experiência internacional.
Jens Schüler ingressou na Schaeffler diretamente após concluir os seus estudos universitários em Economia em 2003. Começou a sua carreira como assistente do presidente e CEO da Schaeffler Automotive Aftermarket. Nos anos seguintes, concentrou-se no negócio aftermarket, incluindo planeamento estratégico, antes de assumir funções de direção na região Américas, inicialmente como President Automotive Aftermarket North America em 2011 e depois como President Automotive Aftermarket Schaeffler Americas desde 2014. Desde 2018, o Sr. Schüler é responsável de Global Sales e Marketing na divisão Automotive Aftermarket.
“Michael Söding é um reconhecido especialista e muito relacionado do setor que desempenhou um papel formativo na configuração da divisão de Automotive Aftermarket durante os seus 20 anos de trabalho na Schaeffler e desenvolveu a divisão até a converter num pilar importante do Grupo Schaeffler. E merece um agradecimento especial por esta conquista. Embora lamentando a sua decisão de iniciar a sua merecida reforma, desejamos-lhe o melhor no futuro.
Neste sentido, estou extremamente satisfeito por termos nomeado o Sr. Schüler como sucessor muito bem qualificado das nossas próprias fileiras e por termos conseguido tomar uma decisão numa fase inicial sobre o sucessor para liderar a divisão de Automotive Aftermarket. Desejo-lhe muito sucesso nos desafios que tem daqui pela frente”, disse Georg F. W. Schaeffler, acionista familiar e presidente do Conselho de Supervisão da Schaeffler AG.