O Center of Automotive Management e a PricewaterhouseCoopers premiaram a Schaeffler na categoria de transmissão como o fornecedor automóvel mais inovador. A ideia Schaeffler de hibridar a transmissão CVT teve um grande impacto entre o júri. Matthias Zink, CEO Automotive da Schaeffler, recebeu o prémio em Frankfurt.
A Schaeffler venceu o prémio AutomotiveINNOVATIONS na categoria de transmissão. Um prestigioso galardão atribuído desde 2012 pelo Center of Automotive Management (CAM) e pela empresa de auditoria e consultoria PricewaterhouseCoopers (PwC). O júri premiou a inovadora combinação da transmissão CVT da Schaeffler com a função híbrida, isto é, a combinação de um motor de explosão com um elétrico. Esta transmissão caracteriza-se por obter uma perda mínima de energia em conjunto com um design extremamente compacto, o que oferece várias vantagens em termos de economia de peso e espaço.
Schaeffler Matthias Zink, CEO Automotive da Schaeffler, recebeu o galardão na cerimónia de entrega de prémios celebrada em Frankfurt. Quando questionado sobre a prevalência deste tipo de transmissão no mercado asiático e a possibilidade de expandir a sua utilização no nosso continente, o Sr. Zink proporcionou uma explicação detalhada sobre esta solução inovadora: “Enquanto fornecedor, temos o desafio de fornecer respostas à mobilidade do amanhã e, enquanto parceiro tecnológico, de as implementar de acordo com os requisitos dos nossos clientes. A combinação de um motor elétrico com a transmissão automática CVT – continua o Sr. Zink – é uma solução técnica prometedora e atrativa para reforçar a expansão dos veículos híbridos com ligação direta à corrente. O nosso conceito de automóvel híbrido com ligação direta à corrente com transmissão automática CVT está baseado num design compacto, capaz de proporcionar uma grande autonomia de condução elétrica graças à sua perda de energia mínima. Também oferece um grande nível de conforto, algo inerente às transmissões variáveis contínuas.”
Estas vantagens implicam um importante atrativo para os fabricantes e condutores. Além disso, este esquema também é válido para futuros conceitos de mobilidade, como os veículos de condução autónoma, graças ao funcionamento do motor trabalhar em perfeita sintonia com a transmissão CVT, oferecendo assim níveis elevados de conforto. Também convém destacar que as altas prestações do sistema cumprem as expetativas dos condutores em termos de prazer da condução.
Expandir o conceito híbrido no mercado
A Schaeffler concebeu o seu conceito de híbrido com ligação direta à corrente CVT com o olhar posto sobre os populares segmentos B e C. “É de grande importância atender às necessidades destes segmentos para conseguir uma aceitação universal dos veículos híbridos”, explicou o Sr. Zink. “Os regulamentos legais estão a tonar-se mais rigorosos a nível mundial e isto implica que os consumidores necessitam mudar a sua forma de pensar e aceitar novas soluções.”
Um papel de protagonismo na indústria
Para a atribuição do prémio AutomotiveINNOVATIONS, um júri especializado analisou um total de 281 inovações, selecionadas ao ter em consideração a avaliação prévia dos principais fabricantes automóveis. O júri teve especialmente em consideração a futura relevância técnica das inovações apresentadas.
Felix Kuhnert, responsável do setor automóvel na PwC, realçou que: “Sem o nível elevado demonstrado pelos fornecedores como a Schaeffler, não seria possível manter o rápido desenvolvimento da inovação na indústria automóvel. Uma vez que os fabricantes de veículos devem orientar os seus esforços para o desenvolvimento de novos negócios e modelos de distribuição, os fornecedores estão a assumir um papel cada vez mais importante no desenvolvimento e na produção de veículos. Atualmente, os fornecedores mais criativos capazes de transmitir as suas ideias de forma proativa à indústria têm maiores opções de sucesso do que nunca.” Por seu lado, o professor Stefan Bratzel, diretor do CAM adicionou que: “Os fornecedores têm o potencial para se posicionarem entre os verdadeiros vencedores desta grande transformação da indústria. Além de se tornarem cada vez mais indispensáveis para o desenvolvimento de novas tecnologias, também irão expandir o respetivo leque de clientes para novos atores, como a Google, Apple, Uber ou Baidu.”
Legenda da foto:
Na imagem, do lado esquerdo para o lado direito, o Professor Stefan Bratzel, diretor do Center of Automotive Management, Barbara Hahlweg, apresentadora do evento, Matthias Zink, CEO Automotive da Schaeffler AG e Felix Kuhnert, responsável do setor automóvel da PwC.