Ver todas

Back

Sonax: Dimensão internacional

25 Novembro, 2022
193 Visualizações

No passado mês de junho, a Krautli, distribuidor da Sonax em Portugal, realizou a primeira apresentação à rede de Authorized Car Detailers Sonax e a alguns Retailers a gama completa de Car Detail da Sonax.

A apresentação foi conduzida pelo Responsável Técnico da Sonax Christian Resch nas instalações do Master Trainer da Sonax em Portugal: a Car DeLuxe – Care & Detail, em Cascais. Com a abertura de um Master Trainer, a marca pretende assim prestar formação necessária aos detailers relativamente aos produtos da marca. “A Sonax é uma marca reconhecida em todo o mundo como uma marca de alta qualidade. Mas o reconhecimento da marca depende também da equipa dedicada que tem, e em Portugal, agora com a Krautli como distribuidor e o Pedro Gomes totalmente dedicado à Sonax, temos as condições perfeitas para reforçar a nossa presença e visibilidade neste mercado. E é este o nosso objetivo neste momento no mercado português, obtermos uma cobertura nacional a nível de Authorized Car Detailers Sonax”, explicou à REVISTA PÓS-VENDA Christian Resch, Technical Manager da Sonax. Durante o evento, foi apresentada a nova gama cerâmica da Sonax, com 16 novos produtos, já presentes no mercado alemão e que neste momento estão a ser importados para o mercado nacional. “Este tipo de eventos pretende criar um clima de proximidade com os nossos clientes para que lhes possamos mostrar como é que cada produto funciona e para que, apesar de serem profissionais, vejam como deve ser feita a aplicação, por forma a tirarem a melhor rentabilidade e os melhores resultados com estes produtos”, indicou Pedro Gomes – Brand Manager Sonax. “Esta marca nunca teve alguém dedicado a 100% em Portugal, tal como como tem desde o mês de janeiro. A Sonax é uma marca com grande potencial e o que pretendemos é conseguir desenvolvê-la em Portugal. E, por isso, convidámos revendedores e detailers a estarem presentes neste evento de demonstração, para ficarem a conhecer a oferta e as mais-valias da marca”.

Patrick Pramstaller, Sales Manager Sonax e Pedro Gomes, Brand Manager Sonax

Qual a estratégia atual da Sonax para o mercado português?
Patrick Pramstaller – Durante vários anos, trabalhámos com outro distribuidor em Portugal. Neste momento, estamos a trabalhar em parceria com a Krautli para relançar a marca, algo que foi atrasado devido à pandemia de Covid-19. Por isso, estamos agora a fazer o primeiro lançamento oficial destes produtos. A marca Sonax ficou um pouco esquecida durante alguns anos e o que pretendemos agora é voltar a colocar a marca no mercado português, que as pessoas a reconheçam, começando pelos profissionais e chegando até ao cliente final.

Quais os critérios para um estúdio de detalhe trabalhar com a Sonax?
Patrick Pramstaller – Queremos crescer e chegar a todo o mercado, mas temos alguns requisitos para trabalhar com os profissionais de detalhe: devem utilizar principalmente produtos Sonax, devem estar numa boa localização e devem também estar certificados pela Sonax, e é por isso que lançámos a Sonax Academy em Portugal. O Bruno Oliveira, proprietário da Car DeLuxe, é o nosso master trainer em Portugal, e a partir de agora temos esta localização para realizarmos seminários oficiais da Sonax em Portugal.

O que diferencia os produtos Sonax relativamente à concorrência?
Patrick Pramstaller – Toda a gama de produtos Sonax é produzida na Alemanha, algo que é raro encontrar no caso de outras marcas dedicadas a esta área de negócio. Além disso, no processo de produção, apenas usamos matérias-primas inofensivas. É fácil produzir produtos de alta performance, mas muitas vezes os materiais utilizados são perigosos para o ambiente, para o profissional ou para o veículo.
Pedro Gomes – Além disso, o facto de termos técnicos especializados a testar os produtos faz com que, quando um produto quando chega ao mercado, já está perfeitamente otimizado para utilização por parte dos profissionais. As embalagens king size, a partir de 750ml, em que estes produtos são comercializados, ajudam a tornar o custo por litro muito inferior à oferta da concorrência.

Como avaliam o mercado do detalhe em Portugal?
Pedro Gomes – Esta é uma arte que tem vindo a crescer bastante nos últimos anos em Portugal. Nota-se uma grande diferença, não só na qualidade dos detailers, mas também na sua idade. Cada vez existem profissionais de detalhe mais novos. E tem sido um fenómeno cada mais procurado também pelo cliente final, que hoje em dia já procura qualidade e não apenas preço.

Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 82 de julho de 2022. Consulte aqui a edição.

PALAVRAS-CHAVE