Durante o mês de fevereiro de 2022, as vendas B2B de automóveis usados diminuíram 2.3%, em termos homólogos, a nível europeu, de acordo com o Observatório Indicata.
Em Portugal, as vendas de automóveis usados em Fevereiro de 2022 foram 6,8% superiores em comparação com o mesmo mês, o ano passado.
Em Fevereiro de 2022, as vendas de automóveis usados online B2C para a região caíram 4,4% em termos mensais e, excluindo a Turquia, foram 7,1% mais baixas para o mesmo período. As vendas em Fevereiro diminuíram 2,3% em termos homólogos para a região e 11,4% menos do que em Fevereiro de 2020. As vendas acumuladas em Fevereiro de 2022 baixaram 0,9% em comparação com o ano anterior e 12,3% abaixo do mesmo período em 2020.
Em Fevereiro as vendas de BEVs usados aumentaram 82% em termos homólogos, enquanto as vendas de Híbridos usados aumentaram 50% durante o mesmo período. Em Fevereiro as vendas de usados a Gasóleo caíram 14% em termos homólogos, enquanto as vendas de usados a Gasolina permaneceram estáveis pelo segundo mês consecutivo.
Todos os grupos motopropulsores tiveram um crescimento da rotação de stock de dois dígitos à medida que a procura excede a oferta. A rotação de stock dos usados a Gasóleo aumentou 23%, a dos usados a Gasolina subiu 31% e a dos Híbridos e BEVs usados aumentaram 50% e 69% respectivamente. Em Fevereiro, a rotação de stock para os usados a Gasóleo permaneceu a mais alta da região, ficando em 7,1x com os usados a Gasolina em segundo lugar, mas com a rotação de stock a reduzir ligeiramente de 6,9x em Janeiro para 6,6x. Os BEVs usados estão consistentemente a vender tão rápido como as outras motorizações em muitos mercados e têm agora uma rotação de stock regional de 5,3x, com Híbridos a 5,7x.
Os três veículos com menos de 4 anos de idade mais vendidos por volume em Fevereiro mantiveram-se os mesmos pelo sétimo mês consecutivo. O Volkswagen Golf continuou a ser o automóvel usado mais vendido e o automóvel com motor de combustão interna mais vendido. Os três primeiros Híbridos também permaneceram os mesmos, mas enquanto o Renault Zoe manteve o primeiro lugar para os BEVs, o Nissan Leaf desistiu dos três primeiros, uma vez que o Fiat 500 e o Audi e-tron subiram ambos de posição. O Toyota Prius+ passou do terceiro lugar em Janeiro para o primeiro lugar em Fevereiro com um MDS de apenas 30,5 dias.
Os níveis de stock de automóveis usados online B2C no início de Março de 2022 são 0,4% mais baixos em termos mensais e 20,7% mais baixos do que no início de Março de 2021.
O nosso índice de preços baseia-se num conjunto consistente de veículos indexados a Janeiro de 2021, mas foi reposto para o início do novo ano, o que produziu um aumento típico de cerca de 2%-4%, seguido normalmente por uma curva descendente dos preços médios devido ao impacto do ciclo de vida do produto. “Enquanto o Reino Unido e a Turquia estão ambos a ver os preços a começarem a baixar, a escassez de automóveis usados e a forte procura de vendas continua a fazer subir os preços dos automóveis usados em todos os outros mercados.”, afirma o Director Global do INDICATA, Andy Shields.