De acordo com informações do Observatório Indicata, no mês de abril, a quota de mercado das vendas de veículos usados a gasolina desceram para 42,82%, enquanto os a gasóleo ficaram estáveis em 36,13%, em relação ao mês anterior.
Além disso, o mesmo relatório indica que as vendas de BEVs usados subiram para uma quota de 4,76%. A quota de mercado dos híbridos aumentou para 16,29%, a dos PHEV/HEV para 8,57% e a dos MHEV para 7,72%. Igualmente de acordo com o Observatório INDICATA, em Portugal, a quota de mercado do gasóleo no segmento online B2C caiu para 46,95%, em comparação com 60,69% há dois anos. A quota da gasolina subiu para 34,55%, enquanto os BEVs e PHEV/HEV absorveram a maior parte da quota perdida pelo gasóleo.
Em Abril, a quota de mercado das vendas de veículos usados a gasolina desceu para 42,82%, o que representa a terceira descida mensal consecutiva, com os usados a gasóleo a manterem-se estáveis em 36,13%. As vendas de BEVs usados registaram uma melhoria marginal, com uma quota de 4,76% do mercado online B2C de veículos usados. A quota de mercado das vendas de híbridos aumentou ligeiramente para 16,29%, a dos PHEV/HEV melhorou para 8,57% e a dos MHEV aumentou para 7,72%. No mês de Abril, as vendas de automóveis de passageiros usados a gasolina representaram 45,91% das vendas, tendo diminuído para 44,45% no caso dos automóveis de passageiros com menos de quatro anos. A quota de mercado dos automóveis de passageiros usados a gasóleo aumentou ligeiramente para 31,65% e manteve- se estável em 20,42% para os automóveis de passageiros com menos de quatro anos.
A habitual melhoria sazonal da velocidade de venda fez com que todos os grupos motopropulsores registassem um aumento do Market Days’ Supply (MDS) em Abril. Os veículos usados a gasóleo ultrapassaram a gasolina como o grupo motopropulsor a vender mais rapidamente, com um Market Days’ Supply de 57 dias, em comparação com 60 dias para a gasolina. “A fraca procura de BEVs usados fez com que os preços caíssem para 72,1 pontos no nosso índice, com um MDS de 97 dias e uma quota de stock a subir 3,6% em termos mensais para 7,48%.” afirma o Director Global do INDICATA, Andy Shield.
Em Abril, os veículos mais vendidos em termos de volume, com menos de quatro anos, viram o Golf manteve-se no topo, enquanto o T-ROC e o Clio trocaram de lugar, com o T-ROC em segundo e o Clio em terceiro. Os automóveis usados, com menos de quatro anos de idade, a vender mais rapidamente, segundo o Market Days’ Supply, viram o Opel Mokka X manter a primeira posição, seguido pelo Opel Grandland X, com o MG HS a ocupar o terceiro lugar.
O nosso índice de preços baseia-se num conjunto consistente de veículos reindexados em relação a Janeiro de 2023, o que conduziria a uma curva descendente dos preços médios ao longo do ano, típica do ciclo de vida do produto. Pelo segundo mês consecutivo, todos os mercados europeus de volante à esquerda, registaram reduções mensais de preços com uma redução média de 0,5 pp em termos mensais, deixando-os 8,8 pp mais baixos do que no início de 2023. Os preços no Reino Unido caíram 0,7 pp em termos mensais, deixando os preços médios 16,0 pp mais baixos do que em Janeiro de 2023.