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Rodapeças: “As oficinas devem ter ferramentas adequadas para diagnosticar as baterias”

24 Novembro, 2016

Na sequência do dossier de baterias publicado na edição de novembro da Revista PÓS-VENDA (leia a edição neste link), publicamos as respostas de todas as empresas. Para ler todas as respostas clique neste link.

Pela Rodapeças as respostas são de Ricardo Fernandes, gestor de produto da empresa.

 

– Que análise faz do atual estado do mercado das baterias em Portugal?
O mercado português é um mercado maduro, dominado pelos fabricantes de referência mas com espaço para as marcas próprias de qualidade.

– Qual o peso que as baterias para veículos com start&stop já tem no nosso mercado e na vossa empresa?
As baterias de start&stop não são ainda representativas, mas têm uma tendência de grande crescimento nos próximos anos.

– Quais os desafios hoje para uma bateria devido à maior exigência de energia dos automóveis?
Um dos maiores desafios é conseguir que o mercado recomende a bateria correta para cada modelo de automóvel, reconhecendo que as viaturas de hoje, são muito diferentes daquelas que eram fabricadas há 20 anos, ou mesmo há 10 anos. As necessidades de energia elétrica de uma viatura atual obrigam a baterias de qualidade. As viaturas atuais têm mais de 100 componentes eletrónicos a exigir energia elétrica, mesmo antes da viatura ser colocada em movimento.

– As baterias para carros híbridos e elétricos vão trazer novidades importantes? Quais as diferenças nessas baterias? Que novidades vamos ver nas baterias nos próximos anos?
O futuro da bateria passa por conseguir solucionar as maiores necessidades energéticas das viaturas da nova geração, sem esquecer o arranque. As baterias deverão aumentar as suas prestações e o tempo de vida. As tecnologias cálcio / cálcio e nanotecnologia, já usadas nas baterias PADOR, são já hoje uma resposta de futuro.

– Quais os desafios e problemas que o inverno traz para as baterias?
Não é só o inverno que traz problemas às baterias. Todas as mudanças bruscas de temperaturas afetam, de forma direta, a bateria e o seu funcionamento, devido ao aumento da sulfatação da bateria.

– Quais os principais erros cometidos pelas oficinas no que diz respeito às baterias e como poderiam ter mais rentabilidade com elas?
A bateria é um produto vivo, sobre o qual tem de existir um cuidado especial. A bateria afeta todas as áreas do veículo, e, é por esta razão que as oficinas devem ter ferramentas adequadas para as diagnosticar. Possuir ferramentas de diagnóstico dos sistemas elétricos / eletrónicos das viaturas é essencial para verificar a origem do problema, conseguindo desta forma poupar tempo e dinheiro, assim como prestar um melhor serviço ao seu cliente.

 

– Quais as marcas de baterias que a vossa empresa comercializa?
A PADOR está fortemente vocacionada para viaturas ligeiras e pesadas. Temos ainda a TAB para motociclos.

 

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Mais informações em www.rodapecas.com

 

 

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