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Estudo Bosch demonstra potencial para reduzir as emissões de CO2

Um novo estudo da Bosch evidencia um potencial considerável para reduzir as emissões de CO2. Até há poucos anos, um motor de combustão neutro em carbono era impensável. Mas pode agora tornar-se realidade. O segredo reside na utilização de combustíveis sintéticos ou neutros em carbono, cujo processo de fabricação captura o CO2 e o transforma em matéria-prima.

Desta forma, este gás torna-se uma matéria-prima, a partir da qual podem ser produzidos: gasolina, diesel e gás natural, com a ajuda de eletricidade. “Os combustíveis sintéticos podem tornar os veículos alimentados a gasolina e a diesel neutros em carbono e, portanto, contribuem significativamente para diminuir o aquecimento global”, afirmou Volkmar Denner, Presidente do Conselho de Administração da Robert Bosch GmbH.

Os especialistas da Bosch colocaram um valor exato sobre o contributo que poderia ser feito unicamente pela frota de automóveis europeia: até 2050, o uso de combustíveis sintéticos como suplemento programado para a eletrificação poderia economizar até 2,8 gigatoneladas de CO2 ou 2.800.000.000.000 de quilogramas.

A combustão de baixa fuligem reduz o custo do tratamento de gases de escape

Um olhar além das fronteiras da Europa mostra o quão urgente é reduzir ainda mais as emissões: se os objetivos climáticos estabelecidos pela conferência de Paris forem alcançados, as emissões de CO2 terão de ser reduzidas 50% nas próximas quatro décadas e em pelo menos 85% nos países com economia mais avançada. “Alcançar os futuros objetivos climáticos exige outras soluções inteligentes além da eletromobilidade”, afirma Denner. Afinal, mesmo que todos os carros, aviões, navios e até camiões fossem de condução elétrica, ainda funcionariam principalmente com combustível.

Os motores de combustão neutros de carbono que funcionam com combustíveis sintéticos são, portanto, um caminho muito promissor a explorar – também para veículos de passageiros. Além disso, os combustíveis sintéticos podem ser projetados para queimar quase 100% sem fuligem. Desta forma, o custo do tratamento de gases de escape pode ser reduzido.

Mais uma vantagem crucial é que a rede de abastecimento existente pode continuar a ser utilizada. O mesmo se aplica aos conhecimentos existentes sobre os motores de combustão. Além disso, mesmo que os carros elétricos se tornem significativamente mais baratos nos próximos anos, o desenvolvimento desses combustíveis pode valer a pena. A Bosch calculou que, até uma quilometragem de 160.000 km, o custo total de propriedade de um híbrido em combustíveis sintéticos poderia ser menor que o de um carro elétrico, dependendo do tipo de energia renovável utilizada.

Uma nova oportunidade para estações de abastecimento e veículos antigos

Tecnicamente falando, já é possível fabricar combustíveis sintéticos. Se a eletricidade utilizada for gerada a partir de fontes renováveis (e, portanto, sem CO2), esses combustíveis são neutros em carbono e muito versáteis. O hidrogénio (H2) inicialmente produzido pode ser usado para alimentar células de combustível, enquanto os combustíveis criados após o processamento posterior podem ser usados para executar motores de combustão ou turbinas de aeronaves. Projetos-piloto de comercialização de diesel, gasolina e gás sintéticos estão atualmente em andamento na Noruega e na Alemanha.

Além disso, como os combustíveis sintéticos são compatíveis com a infra-estrutura existente e a geração de motores, alcançar um alto grau de penetração no mercado levaria muito menos tempo do que a eletrificação da frota de veículos existentes. Nem mudará nada para os motoristas de veículos mais antigos, já que até os carros clássicos ainda funcionam com gasolina sintética – em termos de estrutura química e propriedades fundamentais, ainda é gasolina.

Mais informações em www.bosch-mobility-solutions.de.

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