Ver todas

Back

FreciousSmart é a nova aposta de filtro de ar da Mann+Hummel

29 Setembro, 2017

Com a finalidade de proteger os passageiros do veículo, a Mann+Hummel inventou o FreciousSmart, o sistema de filtro de habitáculo inteligente, que garante de forma contínua que o ar dentro do veículo esteja sempre limpo.

O desafio nos veículos elétricos reside em como aumentar a sua autonomia. O aquecimento e o arrefecimento do ar ambiente para o ar do interior do veículo consomem a bateria e, portanto, reduzem a quantidade de energia disponível para propulsar o veículo. O sistema de filtro de habitáculo inteligente FreciousSmart permite que o sistema de ar condicionado funcione principalmente em modo de recirculação, o que poupa energia.

Neste processo, uns sensores monitorizam continuamente a qualidade do ar ambiente e do ar do interior do veículo. São medidas a concentração de CO2, a humidade relativa e a concentração de partículas dentro do veículo. Se, por exemplo, o CO2 ultrapassa um nível crítico acima de 0,1 % do volume é aumentado o fluxo de entrada de ar ambiente.

O sensor de ar ambiente reconhece o grau de poluição do ar ambiente com partículas e poluentes, decide que qualidade de filtragem é necessária e determina a quantidade de ar fresco que deve entrar para o interior do veículo. FreciousSmart tem três etapas de filtragem que são usadas, respetivamente, como a situação o requerer. Em condições de circulação diferentes (como num túnel, num engarrafamento ou em movimentação normal) o sistema proporciona aos passageiros do veículo ar limpo para o menor consumo de energia possível.

Quando a qualidade do ar ambiente é boa e o sistema está em modo de recirculação, o filtro de habitáculo oferece proteção efetiva pela retenção das partículas em suspensão no ar (PM10) do ambiente ou o interior do veículo (p. ex. fibras), compostos orgânicos voláteis que, por exemplo, possam desprender os plásticos utilizados no interior do veículo, e alérgenos e pólen do meio ambiente. Se ocorrer o aumento da necessidade de ar ambiente e, ao mesmo tempo, este está mais contaminado, ativa-se a etapa de filtro adicional. O filtro de ar ambiente retém partículas em suspensão no ar (PM10) e, em particular, matéria particulada respirável (PM2,5). Além disso, elimina gases prejudiciais como o dióxido de azoto (NO2), o ozono (O3), compostos de enxofre e compostos orgânicos voláteis, como o formaldeído e o amoníaco (NH3). O pólen do ar ambiente também é retido. Se este estiver extremamente contaminado, por exemplo, num engarrafamento ou durante a passagem por túneis, é ativado um filtro (HEPA) de ar de partículas de alta eficiência adicional.

O filtro HEPA separa até partículas ultrafinas, partículas em suspensão no ar de um tamanho inferior a 0,1 mícron e, portanto, oferece a maior proteção face à qualidade crítica do ar ambiente. No entanto, o filtro HEPA é caro. O objetivo deve ser usá-lo só quando realmente for necessário. Através do sistema de controle inteligente e do filtro de ar ambiente que atua como uma etapa de pré-filtro alonga-se de forma considerável a vida útil do filtro HEPA, o que oferece ao consumidor final (ou seja, ao condutor) uma vantagem graças ao intervalo de serviço mais longo. Este novo desenvolvimento da Mann+Hummel centra-se nos veículos elétricos. Existe um elevado potencial, especialmente na Ásia. Lá, as grandes conturbações enfrentam a má qualidade do ar e, além disso, a China é um mercado importante para os veículos elétricos. É aqui onde o FreciousSmart pode ajudar a melhorar mais a consciência sobre a proteção efetiva que oferece o filtro de habitáculo num veículo.

PALAVRAS-CHAVE