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CLEPA: Um parque só de veículos eléctricos levaria à perda de meio milhão de empregos na UE

7 Dezembro, 2021

A CLEPA, Associação Europeia de Fornecedores Automotores, encomendou um estudo à PwC para avaliar o impacto de três diferentes cenários políticos de Green Deal no emprego e no valor acrescentado entre os fornecedores automóveis em toda a Europa no período de 2020-2040.

Os cenários representam uma abordagem de tecnologia mista, a actual abordagem apenas EV proposta no pacote Fit for 55, e um cenário radical de EV ramp-up. Os três cenários pressupõem uma electrificação acelerada para cumprir os objectivos climáticos, com uma elevada quota de mercado para veículos eléctricos até 2030 de mais de 50%, quase 80%, e próxima dos 100%, respectivamente.

O sector da indústria automóvel é responsável por mais de 5% do emprego total da indústria transformadora em 13 Estados-Membros da UE, sendo mais de 60% destes trabalhadores empregados por fornecedores do sector automóvel. O estudo fornece uma avaliação a nível europeu e identifica melhor os riscos e oportunidades em sete grandes países produtores de componentes automóveis (Alemanha, Espanha, França, Itália, República Checa, Polónia, e Roménia).

O estudo prevê que, no cenário apenas EV, 70% do impacto sobre o emprego já se fará sentir no período 2030-2035 e fundamenta que as oportunidades dos veículos eléctricos dependem do estabelecimento de uma profunda cadeia de abastecimento de baterias na UE, cujo calendário e probabilidade são ainda incertos. Os países da Europa Ocidental parecem estar em melhor posição para serem os bastiões na produção de motores EV, enquanto que o emprego nos países da Europa Central e Oriental permanecerá altamente dependente do motor de combustão interna.

Henning Rennert, Parceiro da PwC Strategy& Germany, declarou: “Embora a electrificação ponha em risco, por um lado, o emprego, no futuro serão necessárias outras competências da força de trabalho em áreas como o software ou as infra-estruturas. O futuro valor acrescentado e a criação de emprego nas tecnologias de powertrain depende da produção local de baterias na Europa”.

O estudo comprova que até 70 mil milhões de euros (70%) da criação de valor relacionada com as centrais eléctricas serão ligados ao processamento de materiais de bateria, à produção de células de bateria e módulos de células, e à montagem de sistemas de bateria. É importante salientar que estas actividades não serão necessariamente com as mesmas empresas ou nas mesmas regiões, uma vez que requerem competências e conhecimentos significativamente diferentes em comparação com a tecnologia convencional do grupo motopropulsor, sendo por isso pouco provável que ofereçam oportunidades à maioria dos fornecedores de grupos motopropulsores, em particular às pequenas e médias empresas que empregam cerca de 20% das pessoas que trabalham na indústria de abastecimento automóvel. Pesquisas anteriores da CLEPA ilustraram que a produção de baterias proporciona relativamente mais postos de trabalho para os trabalhadores com formação académica e menos para os trabalhadores mecânicos que estão agora a produzir peças relacionadas com o motor de combustão interna.

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