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Olipes desenvolve lubrificantes para motores recentes de veículos pesados

8 Novembro, 2022

A Olipes desenvolve uma variedade de lubrificantes específicos para os motores mais recentes dos veículos pesados.

Para satisfazer os exigentes requisitos de lubrificação dos motores a Diesel mais modernos, com regimes de serviço muito rigoroso e longos intervalos de mudança de óleo, a Olipes desenvolveu o Averoil 10W40 UHP, homologado pela Mercedes Benz. Trata-se de um óleo lubrificante “Extended Life” de última geração e tecnologia sintética 100%. Tem um reduzido teor de cinzas, fósforo e enxofre, características indispensáveis para se conseguir uma ótima lubrificação em motores Euro V e Euro VI, equipados com filtros de partículas e sistemas de redução catalítica seletiva, suportando longos intervalos de mudança de óleo em condições de serviço exigentes.

Para reduzir o consumo de combustível e facilitar os arranques a baixa temperatura – em especial em condições climáticas de frio durante os duros meses de inverno, nos modernos motores de veículos pesados que operam em exigentes regimes de serviço –, a proposta da Olipes é o Averoil 5W30 UHP, homologado pela Volvo Group Trucks. Um óleo lubrificante “Energy Conserving” de última geração, de tecnologia sintética e Mid SAPS. A sua formulação equilibrada permite que renda o máximo em motores Euro VI e anteriores, equipados com sistemas de pós-tratamento de gases, e especialmente nos que incorporam filtros de partículas, incluindo os que utilizam como combustível GNC, GLP ou biodiesel.

Reduzir o consumo de combustível, suportando longos intervalos de mudança de óleo, além de contar com as homologações do Instituto Americano do Petróleo (API) e o apoio de fabricantes como a Mercedes-Benz, Volvo, Mack ou Renault, proporciona uma tranquilidade extra ao proprietário da frota e ao responsável pela manutenção, que sabem que os seus veículos estão bem cuidados e as suas poupanças a salvo com a Olipes.

Por sua vez, a manutenção da caixa de velocidades também tem na Olipes o melhor aliado. Para proporcionar o seu melhor funcionamento, a Olipes recomenda o Maxigear TS 6400 (SAE 75W80), um óleo lubrificante de tecnologia sintética, formulado com aditivos especialmente concebidos para transmissões manuais e caixas de velocidades sincronizadas, incluindo as equipadas com mecanismos de travagem integrada (Intarder) que são utilizadas em veículos comerciais, camiões de distribuição, camiões de longos trajetos e transporte pesado, autocarros de serviço urbano, autocarros de transporte de passageiros e veículos todo-o-terreno.

Além disso, as caixas de velocidades ZF de última geração e altas prestações também têm uma proposta específica formulada pela Olipes: o óleo lubrificante sintético Maxigear TS 7400 (SAE 75W80), que conta com o “approval” deste prestigioso fabricante.

Para manter o bom estado dos travões e da embraiagem – especialmente dos veículos equipados com ajudas de segurança à condução como ABS, ASR e ESP, entre outras –, a Olipes dispõe do Maxifluid Brake, um óleo de travões de base sintética e nível de qualidade DOT 4. O Maxifluid Brake conta com a homologação do Instituto Nacional de Técnicas Aeroespaciais (INTA), sendo esta uma garantia indispensável quando se fala de segurança rodoviária, sendo recomendado para todos os sistemas de travões e embraiagem que exijam fluidos sintéticos com longos períodos de tempo de utilização, alto grau de viscosidade e alto ponto de ebulição a seco e a húmido.

Para que o sistema de refrigeração se encontre sempre em bom estado, a Olipes dispõe de uma vasta gama de líquidos de refrigeração-anticongelantes biodegradáveis, como o G12 Plus, de alta qualidade e longa duração em serviço, de aditivação 100% orgânica e livre de silicatos, que podem ser utilizados diretamente sem qualquer diluição em circuitos fechados de todo o tipo de veículos e motores, e como o novo G12PlusPlus, de tecnologia híbrida Si-OAT, para evitar a deterioração prematura dos casquilhos de silicone e as indesejáveis fugas de fluido de arrefecimento. Os dois líquidos protegem o motor desde -35 ºC até +145 ºC durante 5 anos ou até 600.000 quilómetros percorridos pelo veículo industrial.

Para a lubrificação dos eixos, dos mancais das rodas, das extremidades das barras de acoplamento, das rótulas, das juntas em U e dos eixos dos braços de controlo, a Olipes criou a Maxigras Complex EP, uma massa azul que foi classificada pela Associação Americana de Fabricantes de Massas Lubrificantes (NLGI) sob os padrões GC-LB.

Por outro lado, para minimizar os problemas criados pelo biodiesel incorporado atualmente nos combustíveis Diesel comercializados na União Europeia e pela água presente nos depósitos por efeito da condensação, a Olipes recomenda o One Shot, aditivo exclusivo que limpa, lubrifica e protege os injetores e a bomba, mantém o circuito de combustão limpo, evita obturações prematuras dos filtros, melhora a combustão, minimiza o consumo de combustível, reduz a formação de fumos de escape e fuligem e dispersa e absorve a água de condensação. Desta forma, elimina o risco de aparecimento de micro-organismos (algas, bactérias, fungos, etc.) nos depósitos de combustível, e com isso evita as dispendiosas avarias provocadas pela entrada da água nos injetores e na bomba de injeção.

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