De acordo com o Observatório Indicata, as vendas de automóveis usados B2C caíram 11,9% em outubro de 2022, comparativamente ao mesmo período de 2021, a nível europeu.
Em Portugal, também de acordo com o Observatório INDICATA, as vendas de automóveis usados em Outubro de 2022 foram 14,2% inferiores em comparação com o mesmo mês, o ano passado. Em Outubro de 2022 as vendas de automóveis usados online B2C para a região caíram 4,7% em termos mensais e caíram 6,7% se for excluída a Turquia. As vendas em Outubro foram 11,9% mais baixas em relação ao ano anterior em toda a região e 13,5% mais baixas se excluirmos a Turquia. As vendas acumuladas em Outubro 2022 foram 11,5% inferiores às do mesmo período em 2021, 3,2% inferiores às de 2020 e 3,8% inferiores às de 2019
Em Outubro as vendas de BEVs usados caíram 29,7% em termos homólogos enquanto as vendas de híbridos usados caíram apenas 1,4% durante o mesmo período. As vendas de Diesel e Gasolina usados caíram ambos em termos homólogos, com quedas de 19,3% e 9,8% respetivamente.
Os níveis de stocks no início de Novembro aumentaram 0,8% em comparação com o mês anterior e são 6,6% mais elevados em termos homólogos.
Três grupos motopropulsores viram diminuições entre 5%-8% na rotação de stock em termos mensais, mas os BEVs caíram 18%. Em termos homólogos, a rotação de stock de automóveis usados a gasolina caiu 15% para 6,4x e a do diesel caiu 27% para 5,9x. A rotação do stock de BEVs caiu 38% em termos homólogos para 4,4x enquanto a rotação dos Híbridos caiu 20% para 5,3x durante o mesmo período.
“A taxa de aumentos de preços continua a abrandar com os preços médios para a região a entrarem em Novembro apenas 0,1 pontos percentuais mais altos do que no início de Outubro”, afirmou o Director Global do INDICATA, Andy Shields.