De acordo com o Panorama Mensal do Mercado Automóvel do Standvirtual, a oferta de veículos usados elétricos aumentou 31% no mês de março, relativamente ao ano passado.
O Standvirtual indica que, em março, verifica-se um crescimento de +9% na oferta do total de veículos usados, acompanhado por um decréscimo geral de -8% na procura, em relação ao período homólogo de 2022. A recuperação sente-se sobretudo nas marcas de luxo, com a procura a aumentar +10% e a oferta a aumentar +11%. As marcas premium têm +5% de procura do que no ano passado e +8% de oferta.
«Na categoria de elétricos, verificamos um aumento muito significativo da oferta de veículos no mercado de usados, o que pode significar várias coisas. Uma delas é a dinâmica do mercado de veículos novos, que está, finalmente e de forma gradual, a recuperar a sua capacidade de entrega de veículos. Por outro lado, pode também significar que, por esse mesmo motivo, os condutores de veículos elétricos estão satisfeitos e estão a começar a substituir os veículos que compraram inicialmente por outros novos que lhes ofereçam mais performance e autonomia de quilómetros», comenta Nuno Castel-Branco, Diretor Geral do Standvirtual.
Além disso, indica ainda que:
- Há um crescimento de +31% da oferta de veículos elétricos usados e de +51% dos elétricos premium em março, em comparação com o ano passado. No que diz respeito à procura, verifica-se um decréscimo -49% nos carros elétricos. Contrariando os meses anteriores, os elétricos premium também mostram um ligeiro decréscimo de -9% da procura face a março do ano passado.
- A oferta de carros a diesel e a gasolina cresce ligeiramente, entre +4% e +10%, respetivamente, face ao período homólogo de 2022. O Diesel revela um ligeiro crescimento da procura (+5%) face a 2022, com a procura por veículos a gasolina a manter-se igual.
- Carros Elétricos, Híbridos a Gasolina e Híbridos a Diesel representam cerca de 11% da procura e cerca de 9% da oferta, em março.
- Diesel (65%) e Gasolina (26%) mantêm-se as tipologias mais procuradas.
- Em março, a gasolina é a única tipologia de combustível com maior oferta de anúncios (30%) do que procura (26%). Nas restantes, a procura iguala ou supera sempre ligeiramente a oferta.