A Schaeffler está a reforçar os investimentos no mercado da mobilidade elétrica, com oferta de soluções que vão desde bicicletas elétricas, passando por componentes de gestão térmica para veículos elétricos.
A empresa apresentou as suas mais recentes inovações para o futuro da mobilidade no salão IAA Mobility deste ano, em Munique, com destaques para as novas tecnologias de propulsão, sistemas de chassis melhorados e soluções técnicas engenhosas para reduzir o atrito. Numa estreia mundial, a Schaeffler e a VDL Groep apresentam um modelo de demonstração de um vaivém elétrico autónomo concebido para os transportes públicos. As duas empresas planeiam desenvolver e produzir o veículo em conjunto, com a Schaeffler a contribuir com os seus pontos fortes na tecnologia de propulsão e de chassis.
A Schaeffler tem uma posição forte na eletrificação de veículos de passageiros, em particular nos motores eléctricos, que são componentes integrais de todos os eixos eléctricos e módulos híbridos. A empresa produz uma vasta gama de motores, tanto para o segmento premium como para o mercado standard.
Em 2022, a divisão de negócios E-Mobility da empresa garantiu encomendas de produção em série avaliadas em cinco mil milhões de euros, elevando para 16 mil milhões de euros o valor acumulado das encomendas obtidas pela divisão desde a sua criação em 2018. “A chave do nosso sucesso neste domínio é o nosso profundo conhecimento dos sistemas completos e dos componentes individuais que os integram. Em conjunto, este é um mercado muito grande para nós”, disse o CEO da Schaeffler AG, Klaus Rosenfeld.