A relação de uma marca de lubrificantes com a sua oficina pode, por vezes, conhecer desenvolvimentos comerciais, que permitem a qualquer das organizações estabelecer relações win-win. Contamos-lhe o exemplo da FUCHS e do Grupo YesCar.
“Estou à espera da proposta escrita, mas vou aceitar. Eu gosto de desafios”, diz Artur Teixeira na sua visita à FUCHS na Maia em fevereiro. O sócio-gerente do Grupo YesCar que há sete anos é cliente da FUCHS quer agora alargar a colaboração com a marca das oficinas e disponibilizar os lubrificantes a outros profissionais. “Estou satisfeito com a nossa parceria. Por isso, vou aceitar o desafio de aumentar a parceria e vender os produtos da FUCHS através da nossa empresa Teixeira, Torres & Tavares que é uma central de compras para a YesCar, mas não só. Vamos tentar alargar a parceria e vender os produtos da FUCHS a colegas meus que são profissionais de outras oficinas”, explica Artur Teixeira.
O diretor da Divisão Automotive da FUCHS Lubrificantes, André Castro Pinheiro, confirma a boa colaboração e informa: “Fornecemos uma vasta gama de óleos de motor, desde a viscosidade 0W-20 até à 10W-40, com as aprovações das várias marcas intervencionadas pela YesCar. Apesar da imensidão de aprovações, a nossa gama FLEX permite uma otimização da gestão de stocks dos óleos de motor e a sua uniformização em todasas oficinas.” A YesCar recebe ainda quatro referências de óleos para as caixas manuais e diferenciais e duas referências de fluidos para caixas automáticas (ATF) para todo o parque de viaturas assistidas pela YesCar. Também recebe os anticongelantes e o óleo de travões da FUCHS.
A YesCar não é simplesmente mais um grupo de oficinas de reparação e manutenção automóvel no mercado. É um Grupo com história e ambição, com responsabilidade ambiental e social. Já em 2001, a primeira oficina do Grupo, a Auto Duque, recebeu a distinção Centro Verde de Tecnologia Automóvel como primeira empresa do setor do distrito do Porto. “O prémio distinguia as oficinas que respeitavam todos os padrões de recolha de resíduos”, explica Artur Teixeira e confirma: “Continuamos a dar muito valor a isso. Atualmente, temos um projeto engraçado com uma companhia de seguros para o aproveitamento de peças usadas. Acho que temos de cuidar do nosso ambiente, do nosso planeta. E se todos fizermos um pouquinho, vamos ajudar.”
Hoje, o Grupo conta com 121 colaboradores, dos quais 32 mecânicos, 24 pintores e 17 chapeiros. “Ainda não temos uma mecânica”, diz o responsável, mas sublinha que “os meus três braços direitos são mulheres”. Licenciado em direito, fez “o primeiro curso aos 11 anos na oficina do meu pai” que, em 1965, abriu a Auto Duque no Porto. Hoje, esta oficina é a mais antiga das seis oficinas do Grupo YesCar. As outras encontram-seem Lisboa, Loures, Sintra, Matosinhos e na Maia. O negócio continua a crescer e o objetivo de 2023 é ultrapassar um volume de negócios de 9 milhões de euros. Foi há 28 anos que a história do Grupo começou quando Artur Teixeira comprou a Auto Duque ao pai. Decidiu apostar e crescer de forma orgânica: criou as várias oficinas de raiz, só a de Lisboa foi adquirida. Sempre procurou qualidade, seriedade e transparência e desenvolveu, assim, o conceito base do seu pai. Foi por isso que aderiu ao Bosch Car Service há 11 anos e foi por isso que substituiu o fornecedor de lubrificantes de outra marca internacional pela FUCHS.
QUALIDADE E IMAGEM
Quando foi contactado pela marca das oficinas, o sócio-gerente da YesCar viu logo a mais-valia para o seu grupo: “Optei pela marca FUCHS pela sua notoriedade e pelo seu prestígio. É uma marca alemã e sabemos que as empresas alemãs têm muito rigor e muita qualidade no produto. Foi uma parceria que achei ideal por causa disso. Na altura, trabalhávamos com outra marca, mas quando o comercial da FUCHS nos apresentou os valores e os produtos, mudámos.” A YesCar tem muitos clientes institucionais de renting, de aluguer operacional, e a passagem para a FUCHS foi, segundo o responsável, muito bem aceite. “São clientes mais exigentes”, explica, “e como trabalhamos com carros dentro da garantia, carros muito novos, temos de ter muito cuidado no óleo, nas especificidades do óleo, temos de cumprir todos os requisitos que o fabricante pede e a FUCHS tem isso tudo.”
E o balanço desta parceria de sete anos?
Artur Teixeira responde logo: “Muito positivo. Como tudo na vida, também existem dificuldades. Como nós trabalhamos com carros muito recentes, carros dentro da garantia, quando acontece um problema e o concessionário tem de pedir a garantia ao fabricante, a primeira coisa que colocam é: o óleo não é o correto. Com a ajuda do departamento técnico da FUCHS, conseguimos resolver rapidamente as situações e provar que o óleo era o correto. Portanto, nunca tivemos um problema de perder uma garantia.”
A colaboração entre a YesCar e a FUCHS é uma história de sucesso mútuo. As prioridades comuns como a sustentabilidade, o foco nas pessoas – colaboradores e clientes, a qualidade constante e o foco no futuro fazem com a parceria assente numa base sólida, tão sólida que permite ainda a intensificação das relações comerciais em breve.
Artigo publicado na REVISTA PÓS-VENDA 91, de abril de 2023. Consulte aqui a edição.