A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) anunciou hoje a apreensão de equipamento de diagnóstico automóvel contrafeito, usado em oficinas.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) anunciou hoje a apreensão de equipamento de diagnóstico automóvel contrafeito, numa operação de fiscalização no âmbito da contrafação de equipamentos no país. No decurso da investigação foram fiscalizados 26 operadores económicos e apreendidos 28 aparelhos de diagnóstico automóvel, 13 computadores, diverso ‘software’ e ainda 50 munições de calibre 9 mm, num total estimado de 20 mil euros, adiantou a Autoridade em comunicado.
A operação ‘Digitalauto’, realizada nos últimos dois meses, teve como alvo equipamentos “utilizados em oficinas de reparação de automóveis para detenção de avarias, através de programas informáticos específicos”. Foram instaurados 26 processos-crime “por contrafação e uso ilegal de marca, usurpação de direitos de autor e reprodução ilegítima de programas protegidos”, avançou a autoridade, adiantando que as ações dirigidas ao setor continuarão a ser promovidas.
Mais informações em www.asae.pt
Leia as reações de várias empresas (clique nos links):
- “O COMBATE À CONTRAFAÇÃO DEVE COMEÇAR NA ALFÂNDEGA”
- “A PRIORIDADE DA ASAE DEVIA SER O COMBATE ÀS OFICINAS NÃO LEGAIS”
- “CADA EQUIPAMENTO DE DIAGNÓSTICO DEVIA TER UM CERTIFICADO OBRIGATÓRIO”
- “UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS CONTRAFEITOS PÕE EM CAUSA A SEGURANÇA”
- “SE É FÁCIL COMPRAR EQUIPAMENTOS PIRATAS TAMBÉM É FÁCIL FISCALIZÁ-LOS”
- INFORTRÓNICA: “96% DOS OPERADORES USA ALGUM TIPO DE PRODUTO CONTRAFEITO OU PIRATA”
- ASAE PROMETE: “AS FISCALIZAÇÕES VÃO CONTINUAR EM TODO O PAÍS”