As vendas totais de automóveis usados em Outubro aumentaram 12,45% face ao período homólogo, ligeiramente inferior ao crescimento em Setembro (18,4%), de acordo com o mais recente relatório do Observatório Indicata.
As vendas de automóveis usados têm estado a beneficiar de uma recuperação graças à procura pendente, mas esta começa a ser satisfeita pelo aumento dos níveis de stock. Em Portugal as vendas crescem 31,1% face ao mesmo mês do ano passado, no entanto este valor representa um abrandamento em relação aos meses anteriores. As vendas das motorizações alternativas (BEV e híbrido) continuam a aumentar significativamente. Outubro em termos homólogos subiram 116% e 107% respectivamente. Os preços mantêm-se sólidos ou mesmo a aumentar, uma vez que a procura continua a exceder a oferta.
A rotação de stock diminuiu um pouco face a Setembro, mas continua forte, com o gasóleo a 7,4x (mais 25% do que no ano anterior) e a gasolina a 6,7x (mais 29% do que em 2019). A oferta permitiu que os retalhistas aumentassem os níveis de stock em média 4,2% em Outubro relativamente ao mês anterior. “No entanto, novas restrições face ao Coronavírus podem comprometer os últimos dois meses de 2020 com um consequente abrandamento da procura.”, refere o Director Global do Indicata, Andy Shields.
As vendas totais de automóveis usados em Outubro aumentaram 12,45% face ao período homólogo, ligeiramente inferior ao crescimento em Setembro (18,4%). Os volumes das motorizações alternativas (BEV e híbrido) continuam a aumentar significativamente (Outubro em termos homólogos subiram 116% e 107% respectivamente). No entanto, embora um pouco mais elevado do que no ano passado, a rotação de stock de automóveis não-ICE permanece muito abaixo da média do mercado (4.5x BEVs e 5.3x híbrido), “sugerindo que o crescimento é parcialmente impulsionado pelo excesso de oferta, mantendo-se a procura natural fraca, levando a que os preços sejam menos sólidos”, acrescenta.
Portugal
As vendas de automóveis usados em Portugal podem estar a abrandar, como estamos a ver noutros países, mas no caso de Portugal o ritmo de crescimento das vendas passou de muito forte para forte. Em Agosto, as vendas de automóveis usados cresceram 39% em relação ao ano anterior, seguidos de um aumento de 36,2% em Setembro. Outubro produziu mais um mês forte, com as vendas a crescerem 31,1% face ao mesmo mês do ano passado.
Mas estas vendas têm um custo. A oferta continua condicionada, com a rotação de stock para a gasolina agora em 6,8x em comparação com 6,0x no mês passado e as outras motorizações também estão a registar aumentos semelhantes. A razão para isso é que as vendas estão, em parte, a ser alimentadas a partir de stock que o mercado está a ter dificuldades em reabastecer. Assim, os níveis de stock caíram em termos mensais 4% em Setembro e mais 2,5% em Outubro.
O regime fiscal e a dinâmica do mercado fazem de Portugal um mercado forte para os veículos a gasolina mais pequenos. Isto significa que, enquanto BEVs (+117%) e híbridos (+91%) ambos viram um crescimento saudável das vendas, impulsionados pela baixa rotação de stock e pela oferta desafogada de veículos, o aumento de 85% nas vendas de gasolina, juntamente com a rotação de stock elevada, mostram como a oferta está condicionada nesse segmento. Embora os números pareçam surpreendentes, também vale a pena recordar que está a sair de uma base mais baixa.
A área de maiores oportunidades mantém-se nos sectores de 1-2 anos de idade em que as vendas subiram 81% e o stock está a rodar em 7,4x, um aumento de 56% em relação ao ano passado. Apesar da elevada procura e do crescimento das vendas, a importação de automóveis está a ajudar a estabilizar os preços, embora isso signifique que os preços estejam agora a superar o declínio natural do ciclo de vida do produto, esperado para a nossa amostra constante e consistente de veículos.