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“Pandemia limitou o negócio em 2020, dificultando o alcance dos nossos objetivos”, Ricardo Soares, Após-Venda Honda

16 Fevereiro, 2021
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Ricardo Soares, diretor Após-Venda da Honda traçou para PÓS-VENDA um balanço do que foi o ano de 2020 na atividade de reparação e manutenção. Logicamente, que a pandemia afetou o negócio após-venda, que registou uma quebra de 10%.

Quais os efeitos que a pandemia causou (positiva e negativamente) no negócio após-venda em 2020?
A Pandemia limitou o negócio em 2020, dificultando o alcance dos nossos objetivos. Ainda assim, a marca e a Rede conseguiram chegar ao final do ano em recuperação e terminar com níveis próximos do ano anterior.

Quantas viaturas foram assistidas na rede oficial da vossa marca (Qual foi a evolução deste indicador (em %) face a 2019)?
Com o impacto da Pandemia o tráfego na Rede oficial reduziu drasticamente no 2º Trimestre e terminou o ano com uma queda de cerca de 10% face a 2019.

Qual foi a percentagem (e a variação) do valor médio por folha de obra aberta em 2020 face a 2019?
O valor por folha de obra aberta de 2020 foi semelhante a 2019.

Como evolui o rácio de consumo de peças dentro da oficial face à venda de peças ao “exterior”?
A família de peças mais afetada pela quebra de negócio, motivada pela pandemia, foram as peças de Colisão. Tendo em conta que a venda externa tem um peso grande nesta família de produto, a evolução do rácio interno/externo em 2020 privilegiou o canal interno em detrimento da venda de balcão.

Quais foram as principais novidades introduzidas na rede pós-venda oficial da marca em 2020 (novas concessões, novos reparadores autorizados, novas oficinas oficiais, etc)?
Em 2020 tivemos um forte foco nas atividades e produtos que promovem a manutenção da ligação com o cliente sem necessidade de contacto físico, nomeadamente a facilitação do processo de Receção e Entrega de viaturas, recolha e entrega de viaturas em casa do cliente, desinfeção de viaturas, etc.
Fizemos, também, uma forte aposta no negócio de pneus, de forma a manter os clientes na nossa Rede e maximizar a retenção de cliente.

Quais são os principais investimentos ou apostas para 2021, ao nível do pós-venda e peças da vossa marca?
Reforçaremos ainda mais os dispositivos de fidelização e interação com o cliente Honda, procurando sempre propor e oferecer os serviços adequados a cada cliente, de acordo com o seu perfil. Lançaremos ainda uma ferramenta de contacto com o cliente para acompanhamento da reparação e validação de eventuais serviços adicionais que sejam necessários.
Continuamos a revisão da Rede Honda por forma a estarmos cada vez mais perto do nosso cliente.

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