O recentemente publicado Automotive Color Report 2024, da BASF Coatings, analisa em profundidade as mais recentes tendências de cores na indústria automóvel, mostrando preferências a nível global e regional.
Com a evolução dos gostos dos consumidores, a cor continua a ser um fator crucial no design automóvel, influenciando decisões de compra e estabelecendo a identidade das marcas. A distribuição de cores referida no relatório foi calculada pela BASF Coatings com base nas informações disponíveis sobre a produção automóvel global e a aplicação de tintas em veículos de passageiros.
O relatório destaca um aumento significativo na popularidade das cores acromáticas na região EMEA, passando de 72% em 2021 para quase 80% em 2024, evidenciando a crescente preferência por tons neutros. O branco continua a ser a cor mais escolhida, seguido de perto pelo cinzento. Um dado relevante é o aumento expressivo da popularidade do bege, que quase duplicou a sua quota de mercado.
De acordo com Mark Gutjahr, diretor global de Design de Cores Automóveis na BASF, “o bege e os tons neutros evocam uma sensação de calma e sofisticação, refletindo o desejo por estabilidade num mundo em ritmo acelerado. Permitem aos consumidores expressar a sua individualidade mantendo uma elegância intemporal no design automóvel”.
Nas Américas, o cinzento tem-se revelado uma das cores mais versáteis e cativantes. Com uma ampla gama de tons, desde metálicos frios até aos quentes e terrosos, o cinzento proporciona profundidade e sofisticação. A distribuição das cores deste ano revela uma mudança significativa em direção a tons de cinzento, que agora representam quase 20% da quota de mercado. O preto registou uma descida de dois pontos percentuais face a 2023, enquanto os veículos brancos tiveram uma queda ainda mais expressiva, de cinco pontos percentuais. “O cinzento está a redefinir o estilo automóvel, ganhando popularidade pela sua sofisticação versátil, num momento em que as preferências se afastam dos tradicionais branco e preto”, afirmou Victoria Fislage, gestora senior de design da BASF Coatings.
Na região da Ásia-Pacífico, o preto domina enquanto o amarelo ganha destaque. As cores acromáticas continuam a ser a escolha principal para 83% dos consumidores, com o preto a aumentar a sua popularidade em dois pontos percentuais, reforçando a sua associação à elegância. Em contraste, o branco registou uma queda superior a dois pontos percentuais. Entretanto, as cores cromáticas, especialmente o amarelo, estão em ascensão, com tons mais suaves como o pastel e o “greige yellow” a liderar a tendência. Estas tonalidades refletem temas de harmonia entre a inteligência artificial e os seres humanos, bem como a sustentabilidade, especialmente no design de veículos elétricos. “Os amarelos terrosos e pastel captam os valores atuais – funcionalidade, sustentabilidade e coexistência com a natureza”, afirmou Chiharu Matsuhara, chefe de Design de Cores Automóveis para a Ásia-Pacífico.
A Glasurit, marca pertencente à BASF, detém a maior base de dados de cores da indústria e, com a plataforma Refinity, as cores automóveis mais recentes estão agora disponíveis em tempo real para os seus utilizadores.
Para aceder ao relatório completo, clique aqui.